Viagora

Escola do Legislativo vem contribuindo para qualificação do serviço público

O coordenador de projetos da Escola, professor José Neto, conta que a procura tem sido maior pelos cursos de pós-graduação e que a escolha dos cursos a serem ofertados para os servidores e comunidade

A Escola do Legislativo-Professor Wilson Brandão vem contribuindo para melhorar a qualificação profissional não só de funcionários da Assembleia Legislativa do Estado , mas também de pessoas das comunidades de Teresina e do interior do Piauí. O coordenador de projetos da Escola, professor José Neto, conta que a procura tem sido maior pelos cursos de pós-graduação e que a escolha dos cursos a serem ofertados para os servidores e comunidade é realizada através de pesquisa de campo.

A Escola do Legislativo estimula a pesquisa, também tem a participação dos deputados, servidores públicos através de cursos, treinamento à distância e, ainda, através de videoconferências pelo sistema Interlegis do Senado Federal. Para 2016 estão previstos novos cursos em 50 municípios piauienses. No primeiro semestre do ano passado foram realizadas palestras e treinamento para 982 pessoas. Desse total 30% foram funcionários da Assembleia Legislativa, o restante, servidores de outros setores e o público externo.

"A Escola do Legislativo tem procurado fazer parceira, oficialmente, através de convênios, publicados no Diário Oficial. Entre os parceiros estão a Uespi, Faete, Cesvale, Ceut/Estácio, IESM, Faculdade São José e Famep", explica. Segundo o professor José Neto, os cursos oferecidos pela Escola do Legislativo, este ano, foram: Elaboração de Projetos para Captação de recursos, Licitação e Contratos, Produção em TV, Autocad, Oratória, Cerimonial e cursos de Pós-graduação na área de Direito.

O principal público da Escola, os funcionários da Assembleia, têm participado dos cursos oferecidos e avaliado positivamente o desenvolvimento alcançado. A exemplo de Manoel João Saraiva Sobrinho, com 29 anos de Casa. Servidor do do Núcleo de Serviços e Manutenção ele já participou de alguns cursos e destaca a importância dos mesmos. "Os cursos são sempre uma maneira de adquirir experiências e qualificação, para poder aplicá-las no dia a dia, em benefício do nosso trabalho", afirma.

Ele participou dos cursos de Licitações e Contratos e o de Elaboração de Projetos. O que o levou a fazer o Curso de Licitações e Contratos, por exemplo, foi o fato de ele trabalhar diretamente com processos licitações. “Hoje, qualquer processo de licitação que passa por aqui eu sei todo o procedimento que é feito no decorrer de uma licitação. Os curso são excelentes para qualificar qualquer pessoa para o trabalho em qualquer órgão, na área específica. Eu tive um bom aproveitamento”, acrescentou.

A bibliotecária Isabel Cristina Paes Landim Ferreira, que trabalha na Alepi há 26 anos, acredita que os cursos ofertados pela Escola são oportunidades de uma melhor qualificação. Ela participou do Curso de Secretariado e tem posto em prática, todo aprendizado. “Um curso como esse é sempre bom para as relações humanas, com o público de modo geral. Nos orienta a como atender melhor, como ter uma postura correta em relação ao atendimento, como sermos uma boa secretária em uma empresa ou órgão. Fazer um curso é sempre uma oportunidade de nos reciclarmos”, observa Isabel Cristina.

Fundada há oito anos Escola do Legislativo cresce sua atuação

Com o objetivo de estimular o trabalho de pesquisa e a qualificação do servidor a Escola do Legislativo “Prof. Wilson Brandão” tem um saldo positivo desde a sua instalação no segundo semestre de 2007 e inaugurada pelo presidente deputado Themístocles Filho (PMDB). A escola foi criada através da lei estadual nº 5,712, de dezembro de 2007. Funciona também através de convênios com outras instituições a exemplo da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Estadual do Piauí (UESPI) CESVALE e outras entidades.

O deputado João Madson (PMDB), presidente da Escola do Legislativo entende que a escola tem ajudado muito as pessoas carentes que precisam melhorar ainda mais sua qualificação, participando de cursos de Pós Graduação e de mão de obra qualificada, por exemplo. “Cada vez mais a Escola do Legislativo vem contribuindo para melhorar a educação no Piauí. Acho que foi um momento ímpar, quando o nosso presidente, Themístocles Filho essa escola, e hoje ela está melhorando cada vez mais, a qualificação dos nossos profissionais de educação”, reiterou João Madson.

A Escola do Legislativo “Prof. Wilson Brandão” também realizou convênio com o Cesvale para ministrar cursos de Gestão Empresarial, Direito Previdenciário e Direito Civil. Foram oferecidos no primeiro semestre desse ano 25 cursos à distância através do sistema Interlegis do Senado Federal. Em agosto de 2015 a escola realizou palestra no auditório do Tribunal Regional Eleitoral sobre Reforma Política.

A Escola do Legislativo levou conhecimento também para o interior com os cursos de Extensão de idioma em parceria com a UESPI no município de Madeiro do Piauí. Em São Raimundo Nonato foram ministrados os cursos de extensão de Inglês e Conversação e Língua Brasileira e Sinais (libra). Em Teresina dois novos cursos foram oferecidos esse mês: de Direito Tributário e o curso de Gestão de Finanças Pessoais. (E.B/ L.V)
Facebook
Veja também