Viagora

Estudantes fazem programação pra comemorar 1 ano do #OcupaUFPI

Serão realizadas oficinas, palestras, discussões e apresentações artísticas.

Um ano após a ocupação da reitoria da Universidade Federal do Piauí, os estudantes da instituição realizam uma programação intitulada "Novos Outubros Viram", para marcar a data. O evento ocorre na universidade durante o dia 18 de setembro e inclui palestras, oficinas e apresentações de música e de dança.

  • Foto: Reprodução/Facebook/OcupaUfpiEstudantes da UFPI organizam evento para comemorar um ano após a ocupação da reitoria.Estudantes da UFPI em ocupação na reitoria em 2016

Apoiada pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), a festividade inclui a oficinas e mostras culturais, exibições de documentários, exposições de fotografias, documentos e registros da ocupação.

A programação também inclui a realização de debates sobre diversos temas, inclusive alguns pautados nas reivindicações do movimento, mais conhecido como #OcupaUFPI. Entre eles está a criminalização dos movimentos sociais, modelo de segurança ideal para uma universidade, assistência estudantil, creche universitária, direitos humanos, violência de gênero, racismo, LGBTfobia, entre outros.

  • Foto: Divulgaçãoa programação encerra com uma cultural em frente a reitoria.a programação encerra com uma cultural em frente a reitoria.

O evento encerra com uma cultural em frente à reitoria da UFPI, cujo o tema central da noite é a reinvindicação do programa Gira Poesia, programa constituído por poetas locais extinto da FM Universitária, emissora de rádio da instituição. A cultural conta com apresentações de por bandas, DJs, grupos de dança e outras expressões artísticas.

Ocupa UFPI

Nessa mesma data, em 2016, a reitoria da UFPI foi ocupada por dezenas de estudantes da instituição, em protesto à proposta de Emenda Constitucional (PEC) 55, que instituiu um teto para gastos públicos principalmente com saúde e educação.

Na época, diversas escolas e reitorias foram ocupadas em todo o Brasil em torno dessa pauta. Mas cada instituição tinha suas demandas específicas. Dessa forma surgiu o #OcupaUFPI, movimento de ocupação que durou cerca de dois meses na universidade.

Veja a programação: 

  • Foto: DivulgaçãoEstudantes da UFPI organiza programação especial para celebrar um ano após a ocupação da reitoria.Estudantes da UFPI organiza programação especial para celebrar um ano após a ocupação da reitoria.
Facebook
Veja também