Viagora

Faxina dos Bairros recolhe 86 toneladas no Mafuá e no Campestre

As equipes das Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDU’s) e da FMS.

A 66º edição da Faxina nos Bairros recolheu 86 toneladas de lixo nos bairros Mafuá (Zona Norte) e Campestre (Zona Leste). As equipes das Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDU’s) e da Fundação Municipal de Saúde realizaram nesse sábado (15) com o objetivo de combater a proliferação do mosquito da Aedes Aegypti, transmissor de arboviroses como dengue, zika e chikungunya.

Somente no último sábado, foram 59,18 toneladas na zona Norte e 26,8 na zona Leste.

  • Foto: Divulgação/Prefeitura de TeresinaFaxina nos Bairros contempla Campestre e Mafuá neste sábado (15).Faxina nos Bairros coletou 86 toneladas Campestre e Mafuá neste sábado (15).

Segundo a Gerente de Zoonoses da FMS, Oriana Bezerra, a faxina começa durante a semana, quando os moradores são orientados a fazer uma limpeza em suas casas e depositar o lixo nas calçadas, em especial aqueles de grande porte como eletrodomésticos e outros que não são recolhidos pela coleta rotineira.

“Nos sábados, os caminhões de limpeza passam para fazer a coleta”, informou a gerente. Também no sábado, agentes de endemias da FMS visitam as casas da comunidade dando orientações sobre como se prevenir contra o mosquito.

A FMS lembra que o trabalho de combate ao mosquito deve ser feito em conjunto entre o poder público e a população, que se torna responsável pela formação dos criadouros do mosquito dentro de sua própria casa.

“A colaboração de todos é muito importante, pois é por meio da eliminação dos focos do mosquito que conseguimos nos livrar destas doenças. Por isso, não deixem de fazer a limpeza dentro de suas casas”, diz Oriana Bezerra.

O projeto acontece semanalmente desde dezembro de 2015 e já recolheu 6264 toneladas de lixo em toda a cidade.

Facebook
Veja também