Piauí

Firmino Filho está em Brasília tentando viabilizar novo aeroporto

O prédio do atual aeroporto de Teresina deve ser retirado da área habitada em que está situado e construído em outra região da cidade por meio de uma PPP.
ISABELA DE MENESES
27/06/2017 09h35 - atualizado

O prefeito Firmino Filho está em Brasília, nesta terça-feira (27), no Ministério dos Transportes, para tratar sobre o aeroporto de Teresina. Segundo Firmino existe um bloco de aeroportos do Nordeste que vão ser colocados em processo de privatização e a ideia é incluir o novo aeroporto de Teresina nesse pacote através de Parceria Público-Privada (PPP).

“O que nós desejamos é que o novo aeroporto de Teresina possa entrar através de PPP nesse pacote do Ministério dos Transportes. Ou seja, que dentro desse pacote se coloque já o reassentamento do aeroporto do atual sítio para o novo a ser definido pelo Governo Federal. Dessa forma, já existiria em um curto espaço de tempo uma determinação para que o Governo Federal providencie através desse mecanismo de PPP a saída do nosso aeroporto da atual localidade”, explica o prefeito.

  • Foto: Facebook/Firmino FilhoPrefeito Firmino Filho (PSDB)Prefeito Firmino Filho (PSDB)

O prefeito e o secretário municipal de Parcerias e Concessões, Erick Amorim, já haviam se reunido com o presidente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi, para tratar de projetos de concessões e Parcerias Público-Privadas em conjunto com a instituição, principalmente, para a construção do novo aeroporto.

Também já existe um estudo em andamento realizado pela Secretaria Municipal de Parcerias e Concessões para a construção do novo aeroporto de Teresina. Uma das ideias abordados no estudo é o aproveitamento do atual sítio aeroportuário como parte do negócio. 

Em 2016 a prefeitura apresentou ao Ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella Lessa, e o presidente da Infraero, Antônio Claret, o projeto do novo aeroporto. Segundo o projeto, o prédio deve ser retirado da área habitada em que está situado e construído em outra região da cidade por meio de uma PPP.

Mais conteúdo sobre: