Viagora

FMS convoca gestantes para tomar vacina contra gripe

Até o último domingo (7), menos de 20% das grávidas compareceram aos postos de saúde.

A Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Saúde convoca as mulheres grávidas para a campanha de vacinação contra a gripe. Segundo o órgão, foram vacinadas apenas 17,07% das gestante no município até o momento. A vacinação foi iniciada em 17 de abril e se estende até 26 de maio.

  • Foto: Divulgação/Prefeitura de TeresinaApenas 17,07% das mulheres grávidas se vacinaram contra a gripe.Apenas 17,07% das mulheres grávidas se vacinaram contra a gripe.

A Diretora de Vigilância da Saúde da FMS, Amariles Borba, alertou para importância da vacinação das gestantes. “Durante a gravidez ocorre uma depressão do sistema imunológico, o que torna a mulher mais suscetível a doenças. Além disso, devido ao crescimento da barriga, há uma dificuldade de expansão pulmonar. Todos estes fatores podem torná-la suscetível às complicações da gripe, como as pneumonias”, completou. A vacinação também garante proteção para o feto.

A meta é vacinar contra a gripe 10.447 gestantes até o dia 26 de maio, quando encerra a campanha nacional. Porém, 1.783 grávidas compareceram aos postos de vacinação para tomar sua dose, o que equivale a 17,07% de cobertura vacinal. Amariles também pontuou que são baixas as taxas de vacinação entre as grávidas, mesmo sendo um grupo prioritário nesta vacinação. “Esse é um grupo prioritário que, historicamente, menos vacina. É muito importante a grávida se vacinar, afinal ela vai estar se protegendo e protegendo seu bebê até os seis meses de vida”, afirmou.

Facebook
Veja também