Viagora

FMS convoca pais a levarem crianças para vacinarem contra a gripe

A meta referente às crianças ainda não foi atingida, apenas 63% desse público foi vacinado.

O período da Campanha de Vacinação contra a gripe encerrou oficialmente em todo o território brasileiro no último dia 9 de junho, mas ainda existem saldos da vacina nas unidades de saúde de Teresina.

Mesmo a Fundação Municipal de Saúde (FMS) tendo atingido a meta total do público alvo que era em média 170 mil pessoas protegidas, a meta referente às crianças ainda não foi atingida, apenas 63% desse público foi vacinado.

Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS alerta para importância de vacinar as crianças. “Crianças de 6 meses a 4 e 11 meses devem ser imunizadas. A vacina evita internações hospitalares decorrentes de gripe. Temos que vacinar 56.302 crianças e já vacinamos até o momento 38.435”.

A Rede de Frio de Teresina da FMS, onde se armazena vacinas, ainda possui 4 mil doses da vacina contra gripe. Ao todo, 171.672 pessoas foram imunizadas contra a gripe na capital. A meta era atingir 170 mil pessoas. A vacina é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. 

De acordo com nota do Ministério da Saúde, as contraindicações são apenas para pessoas com histórico de reação anafilática prévia em doses anteriores bem como a qualquer componente da vacina ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

Facebook
Veja também