Viagora

FMS vai distribuir preservativos durante Carnaval em Teresina

Em 2015, a FMS registrou 373 casos de HIV e em 2016, 370 casos em residentes de Teresina.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) está intensificando o trabalho preventivo o período carnavalesco, distribuindo preservativos e material educativo com o objetivo de combater as doenças sexualmente transmissíveis. As ações seguem a campanha nacional do Ministério da Saúde “No carnaval, use camisinha e viva essa grande festa!”.

“Nós fazemos esse trabalho o ano inteiro e nos períodos festivos intensificamos a distribuição de material educativo, preservativos masculinos e femininos, além de gel lubrificante. Nas prévias carnavalescas e no próprio carnaval bares e clubes já receberam nossas equipes da Coordenação de DST/AIDS e receberam folders e cartilhas que tiram dúvidas sobre infecções sexualmente transmissíveis. Nesses locais também distribuímos preservativos”, disse Alana Niége, coordenadora de DST/AIDS da capital.

Ela explicou o porquê de a campanha do carnaval 2017 focar muito nos jovens. “Eles são os que menos usam camisinha e são os que mais são acometidos por infecções sexualmente transmissíveis. Fora isso também são os que menos aderem ao tratamento, ou seja, temos que focar mais nossa atenção nesses jovens, que também são os foliões mais presentes na época carnavalesca. O foco são os jovens, mas também não deixamos de lado as outras faixas etárias”, informou.

Em 2015, a FMS registrou 373 casos de HIV e em 2016, 370 casos em residentes de Teresina, por isso a coordenadora reforça a importância do uso de preservativos. “A camisinha, além de prevenir as infecções sexualmente transmissíveis, também evita a gravidez indesejada, por isso houve a intensificação do trabalho da nossa coordenação durante o mês de fevereiro. Nós fizemos a orientação a donos dos bares para que deixem os preservativos de uma forma acessível para que os clientes peguem. Aqueles estabelecimentos onde irão acontecer festas no período do carnaval, e que não foram visitados pelas equipes da FMS, podem, até sexta-feira, 24, ir até a fundação e solicitar material educativo, preservativos e gel lubrificante para distribuição”, enfatizou.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Facebook
Veja também