Viagora

Governador publica ato de nomeação de Cleandro Moura para o cargo de Procurador-Geral de Justiça

O ato de nomeação expedido pelo Governador Wellington Dias foi publicado no Diário Oficial do Estado no início da noite de hoje (16/06).

O Promotor de Justiça Cleandro Alves de Moura foi nomeado para o exercício do cargo de Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Piauí. O ato de nomeação expedido pelo Governador Wellington Dias foi publicado no Diário Oficial do Estado no início da noite de hoje (16/06). Cleandro Moura disputou com mais cinco candidatos ao cargo durante a eleição realizada na última sexta-feira. Dos seis membros do Ministério Público que concorreram, os três mais votados compuseram uma lista, que por sua vez foi encaminhada ao Chefe do Poder Executivo para a escolha, conforme determina a Lei Orgânica do Ministério Público.

O mandato do cargo de Procurador-Geral de Justiça tem a duração de dois anos, sendo permitida uma recondução. O PGJ nomeado deve entrar em exercício na metade do mês de julho, quando se encerra o mandato da atual Procuradora-Geral, Zélia Saraiva Lima.

O Procurador-Geral de Justiça é o chefe do Ministério Público Estadual. A Procuradoria-Geral é um órgão da Administração Superior, responsável pela administração e representação judicial e extrajudicial dos interesses institucionais. A ela compete dirigir as atividades funcionais e os serviços técnicos e administrativos da Instituição, cabendo-lhe, dentre outras atribuições, encaminhar à Assembleia Legislativa os projetos de lei de interesse do Ministério Público. É o Procurador-Geral de Justiça quem preside o Colégio de Procuradores e o Conselho Superior do Ministério Público.

Biografia

Cleandro Alves de Moura é piauiense, natural de Teresina, formado em Direito pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR, no ano de 1990. É especialista em Direito Civil e Processual Civil, pela Universidade Federal do Piauí e também cursou Filosofia e Geografia. Ainda estudante, foi aprovado em concurso para o cargo de técnico processual-judicial promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho.

Aprovado no 1º Concurso para provimento de Cargo de Delegado de Polícia Civil de Carreira do Piauí, foi nomeado após o Curso Preparatório realizado pela Academia de Polícia Civil. Atuou como advogado militante, de 1990 a 1994, e Defensor Público do Ceará, de 1995 a 1996. Neste mesmo ano, assumiu o cargo de Promotor de Justiça Substituto no Estado do Piauí, em fevereiro.

Nomeado para os quadros do Ministério Público do Estado do Piauí em 1º de fevereiro de 1996, portanto, há quase 20 anos, iniciou na carreira como Promotor de Justiça Substituto nas Promotorias de Avelino Lopes, Parnaguá e Curimatá. Durante esse período respondeu por inúmeras Promotorias, dentre as quais, São Gonçalo, Pio IX, Santa Cruz, Cocal, Luzilândia, Esperantina, Barras, Luiz Correia, Parnaíba, Canto do Buriti, Elizeu Martins, Pedro II, Guadalupe, Campinas do Piauí, dentre outras.

Cleandro Moura atuou como Promotor titular da 36ª Promotoria de Justiça da Fazenda Pública de Teresina até o presente momento, e assumirá o cargo máximo da instituição.
Facebook
Veja também