Viagora

Governadora Margarete Coelho comemora 63 anos do Banco do Nordeste

Ano passado, o estado recebeu mais de 1 bilhão de investimentos do BNB.

Nesta sexta-feira (31), a governadora em exercício, Margarete Coelho, participou da abertura do XXI Fórum Banco do Nordeste, na sede do BNB em Fortaleza. O evento, em comemoração aos 63 anos do Banco do Nordeste, reuniu líderes políticos, comunidade acadêmica, a classe empresarial e terceiro setor, em torno do tema “O papel do banco de desenvolvimento na economia do século XXI”.

Para a governadora Margarete Coelho, o tema tem importância relevante para o desenvolvimento da economia. “O Banco do Nordeste é a maior instituição financeira de desenvolvimento regional da América Latina e tem importância na governança de um estado. O BNB tem jogado recursos na nossa economia. O Estado do Piauí, só ano passado, recebeu mais de 1 bilhão de investimentos do banco. Recentemente, andando pelo interior do estado, vimos que em todos os municípios há forte investimentos”, explicou.

Na ocasião, a governadora observou a disponibilidade de crédito para pequenos empreendedores por meio do microcrédito. "O programa de microcrédito beneficia diretamente as mulheres dando um grande empoderamento a partir das linhas de crédito oferecidas pelo banco”, destacou.

Segundo ela, atualmente mais de 60% dos empréstimos de microcrédito são destinados para mulheres. “Elas além de serem as mais adimplentes, ou seja, pagam em dia, retornam para pedir um empréstimo maior que o anterior. Assim, ocorre uma ampliação de investimentos e a geração de empregos para outras mulheres. Isso para nossa economia é fantástico”, ressaltou.

O microcrédito é uma forma rápida, fácil e acessível para quem deseja ampliar as atividades da sua empresa e tem ajudado também na área do agronegócio. “Nós percebemos que o Banco do Nordeste está chegando ao campo gerando uma microeconomia na agricultura familiar. Os números impactam em 43% em empréstimos para mulheres rurícolas, fazendo com que tirem o sustento da família”, pontua.

A Promoção da Inclusão Social, Produtividade, Competitividade e Inovação: Perspectivas para o Nordeste e Desafios do Financiamento à Infraestrutura foram temáticas discutidas nos painéis durante o evento, que contou com a participação do subsecretário de desenvolvimento sustentável da Presidência da República, Alberto Carlos Lourenço; vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria, Jorge Parente Frota e do ministro da Fazenda, Joaquim Levy.
Facebook
Veja também