Viagora

Governo do Piauí assina contrato com Aegea Saneamento

Empresa substitui Agespisa no abastecimento de água e serviços de esgoto em Teresina.

Nessa quarta-feira (22), o Governo do Estado assinou o contrato com a empresa Aegea Saneamento e Participações S/A, que vai atuar nos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário de Teresina, até então administrados pela estatal Agespisa. A empresa ficará com a função por 31 anos.

O contrato foi assinado na Secretaria de Estado da Administração e Previdência (SeadPrev), pelo secretário Franzé Silva; a superintendente de Parcerias e Concessões, Viviane Moura, e o presidente da Aegea, Hamilton Amadeo.

O processo de transição da subconcessão deve acontecer mais rápido do que o previsto e um novo cronograma para o início das obras será estabelecido.

“Por contrato, essa transição se daria em 6 meses, mas esse prazo será diminuído, pois há a necessidade que as obras sejam realizadas com maior rapidez. O cronograma de investimentos e de obras também devem ser antecipados. A partir de hoje, faremos reuniões para estabelecer as metas e as obras terão início ainda neste trimestre”, pontuou Viviane Moura.

  • Foto: Divulgação/CCOMAegea fica responsável pelo abastecimento de água em Teresina por 31 anosAegea fica responsável pelo abastecimento de água em Teresina por 31 anos

A empresa fica responsável pelos serviços por 31 anos, e garantiu em contrato um investimento de até R$ 1,7 bilhão para garantir a total cobertura do abastecimento de água e esgoto na cidade.

A Aegea deve ofertar cerca de R$160 milhões de contribuição financeira a título de outorga. A empresa concessionária e contratada agora pelo Estado tem um prazo para depositar esse valor, que será utilizado no processo de reestruturação da Agespisa.

O presidente da Aegea, Hamilton Amadeo, explicou que a empresa vai aproveitar grande parte da mão de obra que já trabalha na Agespisa. “O aproveitamento de funcionários será o máximo possível. É do nosso interesse continuar com eles, pois possuem a capacidade. O papel da Aegea é trazer crédito, dinheiro e aportes financeiros, para que o conhecimento técnico que já existe na cidade seja aproveitado em prol da oferta de serviço”, concluiu o presidente.

Facebook
Veja também