Viagora

Governo equipa carretas para realizar exames de mama

Serão duas carretas equipadas com dois equipamentos de mamógrafo e um de ultrassom.

Com objetivo de identificar o câncer de mama precocemente, por meio do melhor acesso à realização de exames, a Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com os municípios, vai colocar na estrada duas carretas que vão percorrer o Piauí com oferta de exames de mamografia e ultrassom de mama. O “Programa Amigos do Peito” foi apresentado pelo secretário de Saúde, Francisco Costa, durante reunião da Comissão Intergestora Bipartite (CIB), realizada nesta sexta-feira (3), na secretaria.

Serão duas carretas equipadas com dois equipamentos de mamógrafo e um de ultrassom, em cada veículo, que ofertarão os serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS), como explica o secretário Francisco Costa. “Essa modalidade itinerante de fazer mamografias é uma oportunidade de poder levar, principalmente, onde temos um vazio assistencial nessa cobertura, para prevenir o câncer de mama. Vamos fazer em parceria com os municípios, através da Atenção básica”.

A expectativa é que até setembro as carretas iniciem a rota pelos municípios, em um calendário a ser anunciado posteriormente. “As carretas ficarão um período nesses locais e poderão realizar um volume significativo de mamografias, o que vai nos ajudar a identificar os casos possíveis de doenças neoplásicas em um tempo inicial, contribuindo com a diminuição da mortalidade ocasionada pela incidência do câncer de mama”, ressalta o secretário.

Com a implantação do Programa, a previsão é que anualmente sejam atendidas mais de 100 mil mulheres em todo o Estado. Por dia, cada carreta tem a capacidade de realizar até 80 procedimentos.
Facebook
Veja também