Viagora

Hemopi faz campanha devido à queda de doações nas férias

Além das baixas doações neste período, as parcerias com instituições, escolas e empresas diminuíram.

Devido ao período de férias e o aumento do número de cirurgias nos últimos dias, as doações de sangue ao Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemopi) registraram uma queda de 30%. O Hemopi é o responsável pelo fornecimento de sangue e derivados aos hospitais da rede pública e privada do estado.

“As pessoas aproveitam as férias para realizar procedimentos cirúrgicos. É um período complicado porque recebemos menos doações. Nesse momento, por exemplo, estamos precisando reforçar nosso estoque”, explicou Beatriz Sousa, diretora de Captação do Hemopi.

De acordo com a diretora, seria preciso uma média de 200 doações de sangue por dia para abastecer todos os hospitais. Além das baixas doações neste período, as parcerias com instituições, escolas e empresas diminuíram.

Para fazer a doação é preciso ter entre 16 e 69 anos, estar bem alimentado e saudável, pesar acima de 50 kg, e não ingerir bebida alcóolica durante as 12 horas antes da doação. Também é preciso a apresentação de um documento com foto. A doação também pode ser agendada pelo site do Hemopi.

O  Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemopi) , fica localizado na Rua 1º de Maio, 235 - Centro (Sul), e funciona de segunda a sábado, de 7h30 às 18h.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Hemopi

Facebook
Veja também