Viagora

HGV realiza mutirão cirúrgico no feriado desta quarta-feira

Serão realizadas cirurgias gerais, cabeça e pescoço, cirurgia plástica e endovascular.

O Hospital Getúlio Vargas realiza um mutirão cirúrgico simultâneo nesta quarta-feira (16), feriado do aniversário de Teresina. O objetivo da atividade é beneficiar 34 pacientes nas especialidades de cirurgia geral, cabeça e pescoço, cirurgia plástica e endovascular.

Os procedimentos que estão programados na cirurgia geral são as hérnias abdominais (inguinal, epigástrica e umbilical) e colecistectomias (retirada vesícula biliar). “Agilizar esses procedimentos, é proporcionar a essas pessoas uma melhor qualidade de vida", pontuou o coordenador da Clínica Cirúrgica do HGV, Hamilton Fontes.

  • Foto: João AlbertHospital Getúlio Vargas (HGV).Hospital Getúlio Vargas (HGV).

Já para cabeça e pescoço, as intervenções cirúrgicas serão para tratar cistos, nódulos e lesões diversas. Na cirurgia plástica, os pacientes passarão por operações reparadores para tratar lesões e sequelas provocadas por traumas e/ou câncer de pele. E quanto a área endovascular, haverá embolizações de hemangiomas (pequenos tumores benignos).

As ações realizadas pelo HGV aos finais de semana e feriados já atenderam quase 900 pessoas em várias especialidades médicas, em 2017. A diretora-geral do HGV, Clara Leal, explicou que os mutirões realizados regularmente aos sábados e feriados são uma das medidas que ajudaram a reduzir a fila e o tempo de espera por uma cirurgia, sobretudo nas especialidades de maior demanda.

Facebook
Veja também