Piauí

HGV realiza mutirão simultâneo de cirurgia geral e otorrino

A ação do hospital será neste sábado (27).
GABRIEL SOARES
03/06/2017 08h14 - atualizado

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realiza mutirão cirúrgico em duas especialidades médicas simultaneamente neste sábado (20). A meta é realizar 27 cirurgias na especialidade de cirurgia geral e 14 em otorrinolaringologia. Já estão programados mais três mutirões para o mês de junho, sendo outro simultâneo nas áreas de ginecologia e oftalmologia, no dia 10, e dois de ortopedia, nos dias 15 e 24.

A diretora-geral do HGV, Clara Leal, afirmou que os mutirões andam alcançado bons resultados. “Ampliamos o número de cirurgias e, assim, reduzimos a fila e o tempo de espera. De janeiro a maio deste ano, já realizamos 22 mutirões em várias especialidades médicas, com cerca de 660 pacientes atendidos”, completou a gestora.

  • Foto: Street ViewHospital Getúlio VargasHospital Getúlio Vargas

O coordenador da Clínica Cirúrgica, Hamilton Fontes, disse que, com os mutirões, a fila de espera por cirurgias reduziu, principalmente para as hérnias abdominais. “Nesse mutirão, contaremos também com profissionais da coloproctologia. E nos próximos, com as equipes de cirurgia plástica e de cabeça e pescoço”, destacou o cirurgião.

Em cirurgia geral, serão procedimentos cirúrgicos de colecistectomia (cirurgia da vesícula), hérnias abdominais (epigástrica, umbilical e inguinal) e coloproctológicos (hemorróidas e fístula). Já em otorrino, serão realizadas cirurgias de amigdalectomia (retirada das amígdalas), adenoidectomia (retirada da adenoide) e adeno-amigdalectomia, todas em crianças de 4 a 14 anos.

Mais conteúdo sobre: