Viagora

Homem é preso por transporte ilegal de pássaros em Floriano

Segundo a PRF o homem declarou que não possuía licença para transportá-los.

Na noite da última sexta-feira (17), na BR230, km 305, cidade de Floriano, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 22 pássaros silvestres da espécie Sicalis Flaveola, conhecidos popularmente como "canário-da-terra", em posse de um homem com as iniciais F.G.O, de 63 anos. Ele foi preso pelo crime de Transporte Ilegal de Animal Silvestre.

De acordo com a Assessoria de Impressa da PRF, os policiais abordaram um ônibus que seguia de Brasília, Distrito Federal, para a cidade de Patos, na Paraíba, ao verificar as bagagens dos passageiros, encontraram dentro de uma mala, uma gaiola com 22 canários-da-terra, sem nenhuma ventilação colocando em risco a vida dos animais.

  • Foto: Divulgação/Polícia Rodoviária FederalAnimais apreendidos.Animais apreendidos.

Segundo a PRF, o homem declarou que não possuía licença para transportá-los e que levaria os pássaros para a cidade de Patos.

A ocorrência foi encaminhada à Polícia Civil de Floriano para o cumprimento das providências cabíveis, já os animais resgatados foram entregues ao IBAMA.

A Lei

O homem foi preso e enquadrado pelo crime de Transporte Ilegal de Animal Silvestre, que fere a LEI Nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, artigo 29, que diz:

“Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida: Pena - detenção de seis meses a um ano, e multa.”

Facebook
Veja também