Viagora

Hospitais do Piauí já atenderam 20 pacientes com malária em 2017

Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde, por meio da Gerência de Vigilância em Saúde.

O Piauí não notificou nenhum caso de Malária no estado entre 2016 e 2017. As últimas notificações de pacientes autóctones (pacientes residentes no estado) foram nos anos de 2013 e 2015, com dois casos. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde, por meio da Gerência de Vigilância em Saúde.

Em 2017 foram identificados 20 pacientes diagnosticados, todos vindos de outros estados. Ao longo de 2011 a abril de 2017, foram 254 pessoas atendidas no Piauí com a doença, sendo que 158 não tiveram a origem identificada. Só estado do Pará enviou 50 pacientes para o estado, que também recebeu pessoas da Rondônia(15) e Roraima(10), além do Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Goiás e Roraima.

A Secretaria de Saúde informou que a Malária é rara no Piauí. “A quase totalidade dos casos aqui notificados provêm de outros estados. Todavia, é importante que as equipes de saúde mantenham a vigilância para a notificação imediata de casos suspeitos, independentemente da origem, a fim de evitar a infecção do vetor transmissor e a formação da consequente cadeia de transmissão da doença”, afirmou o técnico em Vigilância em Saúde, Inácio Lima.

Facebook
Veja também