Viagora

HUT realiza mais de 800 cirurgias ortopédicas por mês

A maior parte das fraturas ortopédicas são causadas acidentes de trânsito.

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) já realizou mais de 46 mil atendimentos e 12 mil cirurgias somente este ano. O hospital vem realizado mais de 800 procedimentos cirúrgicos por mês somente na área de ortopedia. Os acidentes envolvendo motocicletas são as principais causas de atendimentos de urgência prestados no HUT, ultrapassando o mal súbito e dor no olho.

  • Foto: Street ViewHospital de Urgência de Teresina - HUTHospital de Urgência de Teresina - HUT

Segundo Osvaldo Mendes, ortopedista no HUT, a maioria das cirurgias realizadas no hospital são decorrentes de fraturas ocasionadas por acidentes de trânsito. “O que estamos observando é que a gravidade dos acidentes está cada vez maior. O alto impacto gera traumas graves que podem deixar a pessoa com sequelas permanentes ou levar a morte imediata. Além das fraturas expostas de membros, os traumas fechados de abdômen e os traumatismos cranianos são as lesões mais comuns nesses tipos de acidentes”, relatou o ortopedista.

O HUT possui no total 36 ortopedistas devido à grande demanda de atendimento na área e conta também com nove salas de cirurgia. Segundo Osvaldo Mendes, aos finais de semana, 50% do centro cirúrgico do hospital funciona somente para a realização de procedimentos de ortopedia.

Com a aquisição de novos equipamentos, realização de reformas e ampliação da estrutura física, o HUT conseguiu junto ao Ministério da Saúde ser credenciado como Unidade de Alta Complexidade de Urgência e Emergência em todas as especialidades médicas necessárias para realizar o atendimento aos pacientes. O credenciamento diminuiu a espera de pacientes que antes eram transferidos a outros hospitais para realizar alguns procedimentos.

“Conseguimos o credenciamento de alta complexidade da Ortopedia, da Neurologia e da Nutrição Parenteral e Enteral. Cada credenciamento novo significa mais conforto, segurança e agilidade para o nosso paciente, pois ele passa a realizar todos os procedimentos necessários no próprio HUT, sem precisar ser transferido para outro hospital”, ressaltou Gilberto Albuquerque, diretor do HUT. 

Facebook
Veja também