Viagora

HUT registra aumento de 27% nos atendimento no feriado de Tiradentes

O número total de atendimento subiu em 5% em relação ao feriado de Tiradentes.

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) registrou uma alta de 20% nos atendimentos dos acidentados de trânsito neste último fim de semana, que foi acrescido pelo do feriado de 1º de maio. O número de atendimentos aumentou em 5% e o de agressão física subiu 9%. A maior parte das vítimas sofreram acidentes de motocicletas.

  • Foto: Lucas DiasDetento é espancado na Casa de Custódia e morre no HUTAtendimentos no HUT aumentam neste feriado prolongado

Dentre as ocorrências de trânsito sete acidentes com carros, 10 sofreram atropelamento e 116 incidentes com motos. Para o diretor geral do HUT, Dr. Gilberto Albuquerque, o aumento no número de atendimento nos finais de semana é rotineiro, sobretudo em feriados prolongados. “Quando tem um feriado prolongado as pessoas tendem a sair mais e consumir mais bebida alcoólica. Essa associação de álcool e direção tem aumentado bastante a gravidade dos acidentes e os pacientes estão recebendo alta com sequelas graves e muitos são irreversíveis”, explicou o diretor.

Quanto as vítimas de agressão, foram atendidas 19 atacadas por arma branca, 12 por arma de fogo, quatro espancamentos e um com outra forma de agressão. Para o gerente médico do pronto atendimento do HUT, Dr. Nagele Lima, esses tipos de traumas estão aumentando muito e nosso atendimento está se especializando nessa linha de urgência e emergência. “Somos referência para todo o Piauí para atendimento de vítimas de trauma. O HUT já foi habilitado em alta complexidade nas áreas de ortopedia, nutrição e neurologia. As principais áreas de atendimento para o paciente politraumatizado”, destacou o gerente.

Durante o feriado de Tiradentes o Hospital registrou um aumento de 27% no número de atendimentos, se comparado com o mesmo período do ano passado. Foram 33 atendimentos, sendo 11 vítimas de arma de fogo, 18 de arma branca e 4 com outros meios. No total o HUT realizou 461 atendimentos e 125 cirurgias. Com relação aos acidentes de trânsito o HUT atendeu 111 vítimas, dentre as quais 100 foram vítimas de acidentes com motocicletas, 4 com carro e 7 vítimas de atropelamento

Facebook
Veja também