Viagora

Inflação projetada para 2017 fica abaixo da Meta do Governo

O levantamento também apontou estabilização no IPCA e em juros no próximo ano.

O mercado financeiro apontou uma nova queda na inflação esperada. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) projetado para 2017 foi registrado em 2,88%, contra os 3,03% apontados na semana anterior. O valor fica abaixo do limite da Meta da Inflação para este ano.

Caso a inflação chegue a esse valor, a meta é descumprida. Assim, o presidente do Banco Central deve escrever uma carta aberta ao Ministro da Fazenda, explicando os motivos do descumprimento, as providências a serem tomadas para voltar à meta e o prazo no qual se espera que as providências produzam efeito.

Os dados são do Boletim Focus, levantamento realizado pelo Banco Central do Brasil semanalmente para constatar as expectativas dos indicadores financeiros nacionais.

  • Foto: Divulgação/Google MapsProjeção de inflação cai juntamente com estimativa do PIB, conforme Banco Central.Banco Central aponta que inflação pode ficar abaixo da meta

A pesquisa também constatou que o IPCA esperado em 2018 se mantém em 4,02%, indiciando uma estabilização da inflação para o próximo ano. O valor caiu 0,2 pontos percentuais, quando comparado com o levantamento realizado quatro semanas atrás.

Outro dado que se encontra estabilizado é a taxa de juros. A Taxa Selic registrada para o fim de 2018 se mantém em 7 pontos percentuais, bem como a média prevista para o ano, que registra o mesmo valor da semana passada, 6,78%.

Devido a realização da última reunião do Conselho de Política Monetária (Copom), o Focus não estipulou previsões para o 2017. Realizada na última quarta-feira (06), a reunião teve como resultado a redução da Taxa Selic para 7%, totalizando uma média de 9,84 nos juros deste ano.

Facebook
Veja também