Viagora

Intercâmbios para o Canadá podem começar em setembro

O governo estadual firmou parceria com a Language Canada para realizar o projeto.

O governo piauiense realiza parceria com a Languages Canada, com o objetivo de promover intercâmbio cultural entre o estado piauiense e o país.

O governadorWellington Dias, acompanhado da secretária de Estado da Educação, Rejane Dias, e comitiva, se reuniu nessa sexta (21), com representantes da instituição que é a entidade oficial responsável pela promoção e difusão do inglês e do Francês no mundo para celebrar convênios, intercâmbios e programas de cooperação do Canadá com outros países na área de educação linguística.

O acordo firmado permitirá ao Piauí poder ofertar a professores e alunos da rede pública de ensino a oportunidade intercâmbio presencial no Canadá, bem como o uso de ferramentas para a realização de aulas através de videoconferências. Além disso, alunos canadenses terão a possibilidade de vir ao Brasil estudar português e auxiliarem professores no ensino da língua francesa e inglesa.

Ainda assim, o Governo do Estado já formula um memorando de entendimento, para que todos os pontos acordados sejam estruturados.

  • Foto: AscomWellington Dias e Rejane no CanadáWellington Dias e Rejane no Canadá

“Foi uma reunião bastante produtiva e, pensando na formação continuada dos professores da rede estadual, abrimos a oportunidade deles virem ao Canadá aperfeiçoar a língua inglesa. Quanto aos alunos, iremos firmar um termo de cooperação que, além do inglês, também vamos ofertar o ensino do Francês. Vamos, ainda, qualificar profissionais voltados para o turismo e ampliar a oferta no Centro de Línguas. Além disso, também iremos expandir o ensino de línguas para o interior, através da mediação tecnológica. Estamos felizes e o acordo já deve iniciar esse ano”, explicou a secretária Rejane Dias.

O governador Wellington Dias enfatizou as linhas de atuação da parceria destacando áreas de turismo, saúde, negócios e negócios educação. Ele também frisou que previsão para início do intercâmbio presencial seja em setembro devido ao retorno do período escolar canadenses. Foram acertados três caminhos durante a reunião.

“O primeiro com o termo de cooperação com a Seduc e o Instituto de Línguas do Piauí, com o objetivo de que o próprio instituto possa ser uma base para o ensino do Inglês e Francês no Piauí e para proporcionar o ensino do Português para o Canadá. Segundo, onde a rede de educação estadual terá um intercâmbio com escolas do Canadá, colocando alunos de uma escola nossa para cá e uma daqui para o Piauí. O terceiro é educação a distância, onde vamos utilizar a plataforma que possuímos para levar ensino de línguas para todas as cidades do interior do Piauí e permitir condições de intercâmbio quem já compreende a língua e tem interesse em aperfeiçoar”, comentou o governador.

Facebook
Veja também