Viagora

Jornalistas de Picos debatem responsabilidade da notícia no rádio

Maria Moura e Jonas Rocha, jornalistas atuantes em Picos, foram convidados para o momento de discussão.

Registro da realidade que merece ser informada pela sua relevância social, a notícia tem como principais características a veracidade, objetividade, clareza e atualidade. No rádio, a brevidade também é fundamental para a construção de uma boa relação entre o comunicador e o ouvinte. Esta foi a temática de uma ampla discussão que aconteceu, no ultimo final de semana, em Picos, entre os alunos do Projeto Jovens Radialistas do Semiárido.

Os jornalistas Maria Moura, do Sistema de Comunicação de Picos e Portal Grande Picos, e Jonas Rocha, da Rádio Cidade Modelo FM e TV Picos, foram os convidados para o momento de interação. Os profissionais destacaram as maiores dificuldades na área e ressaltaram a importância de se fazer uma comunicação comprometida com a população.

Para Maria Moura, o encontro foi importante para compartilhar com os alunos a realidade da imprensa local. "De uma forma geral, no rádio, nos portais, na televisão e nos impressos, falta trazer esperança para as pessoas através do jornalismo", afirmou. A importância de se priorizar os valores da região semiárida foi destaque na fala de Jonas Rocha. "A gente vê nos meios de comunicação só informações negativas sobre a seca e nós como comunicadores da região temos que mostrar o que é bom, o que é positivo e nossas potencialidades", ressaltou.

De acordo com a jornalista Graciele Barroso, mediadora e facilitadora do momento de discussão, "o curso Jovens Radialistas do Semiárido é uma oportunidade para mostrar aos alunos que é possível fazer uma comunicação diferente, uma comunicação que se preocupa com a realidade local, com as soluções dos problemas não de forma sensacionalista como se vê, mas propondo um novo caminho, um novo pensar localmente".

O Projeto Jovens Radialistas do Semiárido é uma realização do Instituto Comradio do Brasil, que atua na promoção da comunicação voltada para a conquista da cidadania com foco no desenvolvimento local e sustentável. Conta com apoio da organização não governamental suíça Brücke Le Pont e patrocínio da Petrobras. Tem parceria do Sindicato dos Radialistas do Piauí, Secretaria Estadual de Trabalho, Emprego e empreendedorismo – SETRE-PI e Federação Nacional dos Radialistas.
Facebook
Veja também