Viagora

Júlio César é acusado de usar verba da Câmara para campanhas de aliados

As datas de viagens e notas fiscais de locação de avião batem com postagens em redes sociais, onde Júlio César aparece em palanques de aliados.

O deputado federal pelo Piauí, Júlio César Lima (PSD), está sendo acusado de utilizar a verba indenizatória da Câmara dos Deputados para custear aluguéis de jatinhos usados em viagens para campanhas políticas de aliados em 2016. O fato foi noticiado pelo programa Bom Dia Brasil da Rede Globo, na manhã desta segunda-feira (19).

Um dos recibos que a emissora teve acesso, no valor de R$ 14.900,00, é de uma empresa de táxi aéreo que locou o veículo em nome do deputado, entre os dias 03 e 05 de setembro de 2016.

Nas redes sociais de Júlio César, há várias publicações feitas no dia 05 de setembro de 2016, informando sobre a participação dele em caminhadas e eventos dos candidatos municipais do PSD e de partidos aliados no Piauí.

  • Foto: Facebook/ Deputado Júlio CésarPublicações na página oficial do deputado Júlio CésarPublicações na página oficial do deputado Júlio César

Um repórter da Rede Globo entrevistou o deputado Júlio César sobre o assunto e o parlamentar respondeu que não sabe dizer se isso aconteceu. “O senhor é que está dizendo que coincide, eu não sei”, rebateu o deputado.

Mesmo assim o repórter insistiu informando que as datas de viagens e notas fiscais de locação de avião batem com postagens em redes sociais, onde Júlio César aparece em palanques eleitorais. Então o deputado piauiense continuou dizendo que é pouco provável ter feito essas postagens. “Em relação as redes sociais eu não tenho conhecimento porque eu não fiz esses registros”, disse.

O repórter ainda questionou o porquê de o deputado ter pedido reembolso do valor desses voos e o parlamentar disse que acha muito difícil os voos terem sido para eventos de campanha.

A Rede Globo entrou em contato com a Câmara dos Deputados para perguntar se um parlamentar pode usar dinheiro da verba indenizatório, que é destinado ao exercício parlamentar, para fazer campanha eleitoral de terceiros.

A Comissão de Finanças Orçamentos e Contabilidades informou que não são permitidos gastos de caráter eleitoral pelos deputados.  

Facebook
Veja também