Viagora

Juros básicos registra um dígito pela primeira vez desde 2013

O Copom decidiu em unanimidade pela redução da taxa de 9,25%.

O Comitê de Política Monetária reduziu a taxa Selic de 10,25% para 9,25% a.a. sem viés, em uma decisão unânime. O corte de um ponto percentual fez o indicador registar um dígito pela primeira vez há quatro anos e cair pela sétima vez consecutiva.

Conforme o Copom, a atualização de seu cenário se deve aos indicadores econômicos denotarem uma possível estabilização da economia no curto prazo e recuperação gradual. Outro fator importante também foi relacionado ao aumento da incerteza sobre a implementação das reformas e ajuste econômicos, que até o momento teve um pacto limitado.

  • Foto: Divulgação/Google MapsProjeção de inflação cai juntamente com estimativa do PIB, conforme Banco Central.Taxa Selic volta a registrar um dígito depois de quatro anos.

Fora isso, o cenário externo tem melhorado, com a recuperação gradual da economia mundial, sem pressionar as condições financeiras nas economias avançadas, o que alimenta o risco para economia emergentes.O arrefecimento de possíveis mudanças de política econômica em alguns países centrais também contribui para o mercado nacional.

As projeções do Copom recuaram para em torno de 3,6% para 2017 e 4,3% para 2018. Esse cenário supõe que a trajetória de juros caia para 8,0% no final de 2017 e se estabilize nesse patamar até o final de 2018.

A pesquisa Focus também registrou recuo nas expectativas de inflação, em torno de 3,3% para 2017 e para 4,2% para 2018 e encontram-se em torno de 4,25% para 2019 e 4,0% para 2020. Assim, o Comitê entende que a convergência da inflação para a meta de 4,5% é compatível com o processo de flexibilização monetária.

Facebook
Veja também