Viagora

Laboratório do SENAI auxilia indústrias de alimentos

A meta principal é difundir e apoiar a implantação das Boas Práticas de Fabricação (BPF) e do Sistema APPCC, utilizado na produção de alimentos seguros à saúde e com qualidade.

O Laboratório de Controle de Qualidade de Alimentos do Centro de Tecnologia em Alimentos do SENAI do Piauí vem auxiliando as indústrias de alimentos de diversos segmentos como panificação, laticínios, produtos cárneos, produção de mel e temperos, entre outros no controle da caracterização e segurança de seus produtos.

O Laboratório realiza análise de potabilidade da água e ensaios físico-químicos e microbiológicos de matérias-primas e produtos acabados de indústrias e empresas de alimentação, assim como águas de poços de condomínios e agroindústrias, além de ração animal.

Seguindo as orientações das Boas Práticas de Laboratório (BPL), o Laboratório atende aos requisitos gerais da norma para a competência de laboratórios de ensaio e calibração (ABNT NBR ISO/IEC 17025), Além de adotar as metodologias analíticas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, Instituto Adolfo Lutz e Instituto de Tecnologia de Alimentos.

As coletas de água e swabs (de mãos e/ou superfícies) são agendadas com um técnico que as realiza seguindo procedimento sanitário, para garantir a fidelidade dos resultados. As amostras de produtos podem ser entregues para análise nos horários de 08h. as 11h. e de 14h. as 17h.

Os trabalhos visaram a implantação orientada através de treinamento e consultoria tendo como objetivos aumentar a segurança e a qualidade dos alimentos produzidos agregando valor e aumentando as perspectivas de mercado

A meta principal é difundir e apoiar a implantação das Boas Práticas de Fabricação (BPF) e do Sistema APPCC, utilizado na produção de alimentos seguros à saúde e com qualidade.

Este trabalho visa a organização das unidades produtivas com o objetivo de garantir resultados que levam a satisfação dos consumidores; maior competitividade e ampliação de conquista de novos mercados; redução de perdas de matérias-primas, embalagens e produtos; atendimento a legislação, diminuição de desperdícios, segurança e inocuidade dos alimentos produzidos, redução de impactos ambientais, aumento de produtividade, dentre outros.

A aceleração do processo de desenvolvimento social e econômico do Estado do Piauí exige a intensificação de ações voltadas para a qualidade no sentido de colocar as empresas do estado como referencial de geração de produtos seguros e com qualidade para competitividade no mercado interno e externo.
Facebook
Veja também