Viagora

Lápide centenária é encontrada embaixo de igreja em Esperantina

Pedra foi colocada em homenagem a uma criança de 10 anos de idade, que morreu em 1871.

Durante uma reforma na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Boa Esperança, em Esperantina, os pedreiros conseguiram encontrar uma lápide de 145 anos enterrada sob o piso do local. A pedra data do ano de 1871, e foi colocada em homenagem a uma criança de 10 anos idade que morreu na época.

A pedra, que foi encontrada já quebrada em algumas partes, estava na parte interior da igreja, em frente à entrada da sacristia. Por conta da deterioração, ainda não foi possível identificar o sexo da criança, sendo identificada como Gonçalo(a) Moreira de Sampaio, nascida em junho de 1862.

  • Foto: DivulgaçãoLápide foi encontrada sob o piso da igreja, em frente à entrada da sacristia.Lápide está quebrada mas ainda é possível ler um português antigo

Na lápide, ainda estão gravados os dizeres em um português arcaico: SEO CUNHADO E PADRINHO JOAQUIM JOSÉ SAMPAIO E SUA IRMÃ MADRINHA D. EVARINTA ROSA DE SAMPAIO COMO LEMTIVO A MAIS PUNGENTE SAUDADE LHE CONSAGRAO ESTA LAPIDA.

Em entrevista,  o padre Evandro Alves, responsável pela paróquia, contou que antigamente era comum o sepultamento de fiéis na igreja, principalmente quem construiu o local ou seus familiares. 

“Antigamente, não foi tanto a Igreja que construiu essas igrejas antigas, muitas delas foram feitas por uma certa pessoa, ou uma certa família, e aí depois eles se achavam no direito de sepultarem lá”, contou o padre.

  • Foto: DivulgaçãoLápide foi encontrada sob o piso da igreja, em frente à entrada da sacristia.Lápide foi encontrada sob o piso da igreja, em frente à entrada da sacristia

Ainda de acordo com o padre, há a suspeita de outras lápides espalhadas pelo local. A pedra encontrada será removida e remontada, para ficar com material histórico da igreja.

O padre Evandro Alves criticou o responsável por cobrir a homenagem na época. “Na época que fizeram esse piso, as pessoas infelizmente não respeitaram a memória das outras que foram, supostamente, sepultadas lá. Se fosse minha família, eu não gostaria que tivessem feito isso”, finalizou.

Facebook
Veja também