Viagora

Mãe que teve filho morto por homofobia dá palestra em Teresina

O evento faz parte da programação da 11ª Semana do Orgulho de Ser, com o tema "Arranjos familiares na contemporaneidade: quem ama cuida", organizada pelo Grupo Matizes.

Nesta quinta-feira (27), a pernambucana Eleonora Pereira, que teve o filho assassinado vítima de homofobia, realizou palestra sobre o valor da família para os LGBT"s em Teresina. O evento faz parte da programação da 11ª Semana do Orgulho de Ser, com o tema "Arranjos familiares na contemporaneidade: quem ama cuida", organizada pelo Grupo Matizes.

Eleonora, integrante do movimento Mães pela Igualdade, fundadora e presidente do Instituto José Ricardo, fala sobre a importância do apoio da família para um LGBT. "No momento em que o jovem revela a sua orientação sexual, a família deve garantir que ele tenha uma vida de amor e carinho. Essa aceitação também é fundamental para o seu desenvolvimento intelectual e psicológico", afirma.

O movimento Mães pela Igualdade conscientiza mães de LGBT´s, através de conversas, fazendo com que elas reflitam e aceitem seus filhos como eles são. O Instituto José Ricardo combate a homofobia oferecendo atendimento psicológico para os jovens e para as famílias.

"Fazemos atendimento para muitas mães que não aceitam seus filhos por conta da orientação sexual. As mães precisam saber que os seus filhos necessitam de afeto. É para isso que lutamos", explica Eleonora.

Para Marinalva Santana, coordenadora do Grupo Matizes, é importante que as famílias de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transgêneros (LGBT) sejam sensibilizadas a manifestar respeito à diversidade, igualdade de direitos e amor aos filhos. "Hoje temos vários modelos de família e defender valores como o respeito à diversidade, igualdade de direitos humanos e fraternidade é condição primeira para uma vida harmônica em sociedade", defende Marinalva.


Movimento para que famílias aceitem parentes LGBTs

Nesta sexta-feira (28), Eleonora Pereira, através do Grupo Matizes, realizará uma oficina para mães e pais de LGBT"s em Teresina. O objetivo é iniciar a implantação de um núcleo do movimento Mães pela Igualdade na capital. A oficina acontece às 15 horas, no auditório do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS POP).

Ainda na sexta-feira, dentro da programação da 11ª Semana do Orgulho de Ser, a partir das 15 horas acontece a campanha de doação de sangue, no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi). Na ocasião, candidatos aprovados no concurso Polícia Militar farão a doação.
Facebook
Veja também