Viagora

Mais de 60% das gravidezes no Brasil são indesejadas, diz ONU

Os estudos realizados pela ONU, revelaram sete em cada dez adolescentes brasileiras grávidas são afrodescendentes e aproximadamente a metade moram na região nordeste.

Uma pesquisa divulgada pela Organização das Nações Unidas (ONU) chamou a atenção para o auto número de adolescentes grávidas no Brasil. Apesar no número de adolescentes gestantes ainda ser considerado alto, o Ministério da Saúde informou que o índice sofreu uma queda de 35% no Brasil.

  • Foto: Agência BrasilGravidez na adolescência

Segundo os dados, 66% das gravidezes são indesejadas e não foram planejadas. De 2014 a 2015 a redução apresentada foi de 750.537 nascidos vivos de mães com idade entre 10 a 19 anos, o que segundo o Ministério da Saúde ocorreu devido a vários fatores como a expansão de informações nas escolas.

Os estudos realizados pela ONU, revelaram sete em cada dez adolescentes brasileiras grávidas são afrodescendentes e aproximadamente a metade moram na região nordeste, a cada cinco adolescentes grávidas, três nem sequer trabalham ou estudam.

A ONU relaciona os dados com a dificuldade do acesso a saúde e a desigualdade e também com a falta de políticas públicas.

As Nações Unidas chamaram a atenção para a falta de creches e a dificuldade enfrentada pelas mulheres que trabalham e tem que escolher entre sua carreira e maternidade e também para a saúde que não atende prontamente. O estudo recomendou ao governo que volte os olhares Às mulheres principalmente as mais carentes desenvolvendo políticas de combate à desigualdade e que garantam o direito a saúde.

Mais conteúdo sobre:

Ministério da Saúde

Facebook
Veja também