Viagora

Médicos da rede estadual iniciam paralisação de serviços no Piauí

Movimento começou com concentração em frente ao ambulatório azul do HGV.

Os médicos da rede estadual paralisam suas atividades nesta terça-feira (04), devido ao desconto na folha de pagamento do mês de junho causado pela adoção do ponto eletrônico nos locais detrabalho. O movimento segue até quinta-feira (06) e o atendimento retorna normalmente na próxima sexta-feira (07). A decisão da categoria também motivou o cancelamento do Mutirão de Cirurgias desse último sábado (1ª), no Hospital Getúlio Vargas (HGV).

  • Foto: Divulgação/SimepiDe braços cruzados, médicos da rede estadual suspendem atendimento até quinta-feira (06).De braços cruzados, médicos da rede estadual suspendem atendimento até quinta-feira (06).

No movimento também houve concentração de manifestantes em frente ao Ambulatório Azul do Hospital Getúlio Varga hoje (04), as 7h. Uma Assembleia Geral está marcada para o último dia de paralisação, dia 06, quinta-feira, às 19 horas, na sede do Sindicato dos Médicos do Piauí (Simepi), para avaliar novos rumos e providências a serem tomadas.

De acordo com o sindicato, a aferição do trabalho médico através de metas, é acordo previamente estabelecido com as secretarias de Administração e Saúde, formalizado pela portaria SESAPI/GAB n.138/2011, justamente por conta de especificidades do trabalho médico que inviabilizam a aplicação de ponto eletrônico. Especificidades essas, similares as que justificam a não obrigatoriedade de ponto eletrônico para procuradores, defensores e promotores.

A diretoria do HGV anunciou nessa segunda-feira (03) a alteração da data das consultas agendas durante o movimento. As novas datas das consultas serão 25, 26 e 27 de julho.

O governo anunciou que vai restituir o valor retirado do salário dos médicos. A justificativa seria a existência de  falhas na parametrização do sistema no âmbito das Unidades Hospitalares.

Facebook
Veja também