Geral

Ministério da Saúde atualiza lista de medicamentos do SUS

Estão incluídos medicamentos para tratamento de Alzheimer e Aids.
JOSEFA GEOVANA
26/08/2017 17h23 - atualizado

A nova Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) do Ministério da Saúde foi divulgada nesta sexta-feira (25) no Diário Oficial da União (DOU). Os medicamentos contidos na relação, são aqueles que atendem às necessidades prioritárias do Sistema Unico de Saúde (SUS).

  • Foto: Agência BrasilMedicamentos

A nova lista da Rename conta com 869 medicamentos, incluindo novos medicamentos como a rivastigmina, que é utilizada no tratamento de Alzheimer e o dolutegravir para infecção pelo vírus HIV. Também foram incluídos a ceftriaxona, utilizada no tratamento da sífilis e gonorreia, e o cloridrato de cinacalcete e paricalcitol, para hiperparatireoidismo secundário à doença renal crônica.

Serão adquiridos futuramente pelo Ministério da Saúde, medicamentos como sulfadiazina, pirimetamina e espiramicina, ofertados pelos municípios através da Atenção Básica.

A Rename é feita através de orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), para promover o uso seguro dos medicamentos. Nela é definida a responsabilidade de aquisição e distribuição de cada unidade do SUS.

Mais conteúdo sobre: