Viagora

Ministério Público realiza operação em Corrente e desbarata grande esquema de fraudes

O esquema consistia envolvia lesão de pessoas idosas e de instituições financeiras, através do ingresso de ações no Juizado Especial de Corrente.

Atualizada as 11:10

Segundo o promotor, os advogados presos foram identificados como Gustavo Alfredo do Val Nogueira, Henrique Marcel Mascarenhas Paranaguá e André Rocha de Sousa. Uma mulher identificada como Nalbia da Silva Ferreira também foi presa, ela se passava por advogada.

A operação SERENDIPTA deflagrada por volta das 6 horas em parceria com o Núcleo de Inteligência da Polícia Civil do Estado do Piauí foi decorrente de investigações iniciadas há um ano e três meses.

A operação visa ao cumprimento de ordens de prisão preventiva, temporária, conduções coercitivas e buscas e apreensões contra mentores, operadores e colaboradores de esquema criminoso, que se organizou com o fim de cometer crimes, tais como Associação Criminosa, Crimes contra a Administração Pública, Estelionato, Fraude Processual e Tergiversação.

A organização criminosa atuava prometendo cancelar empréstimos de aposentados, ingressando com ações no Juizado Especial Cível da Comarca de Corrente, utilizando-se de meios ardis para lesar as vítimas, bem como instituições financeiras. As investigações também apontaram que o grupo criminoso atuava há mais de cinco anos em todo o extremo sul piauiense, contando, inclusive, com a participação de funcionário público do Poder Judiciário.

Ao todo, estão sendo cumpridos sete mandados de prisão, quatro conduções coercitivas e 10 dez buscas e apreensão. O Poder Judiciário determinou o bloqueio de bens e contas e quebra de sigilo bancário e fiscal de todos os envolvidos.

Atualizada as 07:55

Nas primeiras horas desta quinta-feira (26), o Promotor de Justiça Rômulo Paulo Cordão, atuante em Corrente, no sul do Piauí, conduziu uma operação que resultou na prisão de sete pessoas, dentre elas quatro advogados.

O esquema consistia envolvia lesão de pessoas idosas e de instituições financeiras, através do ingresso de ações no Juizado Especial de Corrente. O grupo já atuava há cerca de cinco anos, e, só em 2014, estima-se que foram auferidos mais de R$ 1 milhão. Confira os detalhes na nota anexa.

O Promotor de Justiça participará de uma coletiva às 10h da manhã de hoje. As emissoras de TV podem entrar em contato por telefone para entrevistas ao vivo. Para as equipes que puderem se deslocar até o município, também serão concedidas entrevistas amanhã.


Facebook
Veja também