Viagora

MP diz que ainda há riscos na Delegacia de Altos após desabamento

A equipe de vistoria do Ministério Público do Piauí encontrou ripas em situação de extremo desgaste. O desabamento aconteceu no último domingo, quando a estrutura caiu sobre motos e bicicletas.

O Promotor de Justiça Paulo Rubens Parente Rebouças e duas servidoras do Ministério Público vistoriaram na manhã de hoje (23) a sede da Delegacia de Polícia de Altos (14˚ DP), onde ocorreu um desabamento no último domingo. A estrutura caiu sobre motos e bicicletas apreendidas. A equipe de vistoria encontrou ripas em situação de extremo desgaste e verificou-se que ainda existem riscos.

  • Foto: DivulgaçãoPromotor de Justiça vistoria estrutura da Delegacia de Altos após desabamento.Promotor de Justiça vistoria estrutura da Delegacia de Altos após desabamento.

Em setembro deste ano, a 2ª Promotoria de Justiça de Altos propôs três ações judiciais com o objetivo de reverter o quadro de insegurança pública verificado na cidade. O Ministério Público requereu a promoção de melhorias nas sedes da Delegacia de Polícia Civil e da Polícia Militar, bem como a nomeação ou lotação de mais policiais das duas forças para atendimento à região. O Promotor de Justiça Paulo Rubens Rebouças pleiteou ainda, em medida cautelar de alienação antecipada de bens, a remoção dos veículos acumulados no pátio do 14˚ DP.

“Apresentamos as ações porque foram constatadas várias irregularidades em vistoria anterior. A delegacia estava tomada pelo mato. Motos e veículos apreendidos se deterioram sem que sejam levados a leilão ou recebam outra destinação; permanecem em depósito e acabam na inutilidade. O pátio possuía vários potenciais focos de dengue”, pontuou Paulo Rubens.

  • Foto: DivulgaçãoTeto do 14º DP de Altos desabouTeto do 14º DP de Altos desabou

O representante do Ministério Público apontou ainda a carência de servidores, a falta de equipamentos de informática e a regular ocorrência de desvio de função. “Por conta da carência de pessoal, os policiais exercem também a função de escrivão, o que compromete a atuação investigativa”, declarou. 

Em ação específica, a Promotoria de Justiça requereu determinação judicial para que a Delegacia de Polícia de Altos seja dotada de estrutura adequada ao cumprimento de sua missão, com fixação do prazo de seis meses para que o estado do Piauí providencie a reforma completa das instalações ou proceda à interdição do prédio. As ações estão sob a apreciação da Juíza de Direito da comarca.

Facebook
Veja também