Viagora

MPU paralisa as atividades nesta sexta feira em protesto por reajuste nos salários

Nove anos sem reajuste salarial concreto é absolutamente inaceitável, é gritante injustiça!

O Ministério Público da União emitiu uma nota explicando as razões por estarem parando suas atividades nesta sexta-feira (30).

De acordo com o sindicato da categoria, o movimento é em protesto por quase 9 anos sem reajuste em seus salários.

Veja abaixo a nota na íntegra.

NOTA À SOCIEDADE PIAUIENSE E À IMPRENSA

O Ministério Público da União – MPU é o guardião e protetor da sociedade, dos pobres, das minorias e da própria República. É a Instituição que fiscaliza e combate as irregularidades provenientes não só dos órgãos públicos mas de todos os que violam a Constituição e as leis do país.

Através dos seus quatro ramos, o MPU detém importantes atribuições na proteção aos direitos do trabalhador, combatendo os eventuais abusos por parte dos empregadores e lutando contra o trabalho escravo e o trabalho infantil. Atua de forma incansável no combate à corrupção (como no caso "mensalão" e na "operação lava jato") e desvios de verbas da saúde e da educação, sem contar com as ações de combate ao crime organizado, proteção ao meio ambiente e luta pelos direitos das minorias e portadores de deficiência.

Importante destacar ainda que a grande maioria das multas decorrentes de acordos extrajudiciais promovidos pelo MPU é destinada a outros órgãos e entidades de notável relevância para a sociedade, a exemplo da compra de veículos e de aparelhamento para a Delegacia Regional de Picos e para o Corpo de Bombeiros do Piauí, entre outros.

Nesse contexto, é preciso dizer que os servidores do MPU são indispensáveis à atuação da instituição! Sem eles, não há MPU e sem MPU nada do que foi dito acima seria possível.
Portanto, é inegável o impacto das funções do servidor do MPU na vida das pessoas e no bom funcionamento da sociedade, pois sem ele nenhum dos direitos fundamentais da Constituição poderia ser verdadeiramente concretizado.

Nove anos sem reajuste salarial concreto é absolutamente inaceitável, é gritante injustiça! E é nesse cenário que os servidores comunicam a paralisação das suas atividades neste dia 30 de janeiro como indicativo de uma greve nacional da categoria.

Servidor valorizado, MPU forte, direitos das pessoas resguardados e sociedade protegida!

Facebook
Veja também