Viagora

Multidão vai às ruas de Picos para procissão de Corpus Christi

Como acontecem todos os anos as ruas da cidade foram enfeitadas com os tradicionais tapetes coleridos.

Centenas de católicos participaram na noite desta quinta-feira, 26, da tradicional procissão de Corpus Christi, em Picos. Este ano o trajeto foi mudado, iniciando na Catedral, passando pela avenida Getúlio Vargas e algumas ruas, como Coelho Rodrigues e São Pedro e terminando na Igreja de São Vicente.

Como de costume, as ruas por onde a procissão passou foram enfeitadas com os tradicionais tapetes coloridos. No trajeto, houve pelo menos duas paradas para momento de reflexão. Na oportunidade o bispo diocesano de Picos, dom Plínio José Luz da Silva, deu à benção do Santíssimo Sacramento.

A procissão de Corpus Christi foi comandada por dom Plínio, que percorreu a pé todo o trajeto ao lado dos padres Francisco Pereira Borges (Chiquinho), pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios e David Barros.

Participaram da procissão pessoas de todas as idades. Crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. Antes, os fiéis lotaram a Igreja Catedral para acompanhar a celebração da missa solene.

Origem

A expressão Corpus Christi é de origem latina e significa “Corpo de Cristo”. A solenidade ocorre sempre na segunda quinta-feira depois do dia de Pentecostes. A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.

Em 1264, o Papa Urbano IV, através da Bula Papal “Trasnsiturus de hoc mundo”, estendeu a festa para toda a Igreja. A procissão com a Hóstia consagrada, conduzida em um ostensório pelas ruas, é datada de 1274. Porém, segundo historiadores, foi na época barroca que a tradição ganhou força.
Facebook
Veja também