Viagora

Mural polêmico de Igreja em Esperantina se torna patrimônio cultural

O mural retrata a crucificação de Jesus Cristo em meio a mazelas sociais atuais.

O Governo do Estado do Piauí determinou o tombamento da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Boa Esperança e o painel religioso em seu interior, o Calvário de Cristo Hoje, em Esperantina, por meio de um decreto publicado no Diário oficial do Governo na última quinta-feira (20). 

Com isso o painel e toda a igreja ficam protegidas pela lei 4.515, de 1992, que trata da proteção do patrimônio cultural do estado. Caso haja alguma modificação sem autorização do estado, os proprietários pagam multa e a obra é embargada.

  • Foto: Divulgação/Google MapsIgreja Matriz Nossa Senhora da Boa Esperança foi tombada juntamente com mural polêmico em seu interior.Igreja Matriz Nossa Senhora da Boa Esperança foi tombada juntamente com mural polêmico em seu interior.

O mural feito pelo artista plástico piauiense João Batista Bezerra Cruz é envolvida em muita polêmica pelo retrato que fez do Crucificação de Cristo em meio a problemas sociais como o protesto por direitos trabalhistas, agressão a mulher, pobreza, entre outros.

Por isso houve uma recepção negativa do painel por parte de populares e da própria igreja, culminando em um pedido para barrar o tombamento da igreja, com a finalidade de possíveis futuras alterações e até mesmo a remoção da Obra. Ainda assim, a obra foi protegida pelo Estado.

Mais conteúdo sobre:

Esperantina

Piauí

Facebook
Veja também