Viagora

Neurocirurgião da UFRJ fará cirurgia com técnica inovadora no HGV

O paciente que vai passar pelo procedimento, nessa sexta-feira (04), é um porteiro que sofre com hérnia de disco há anos.

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) vai realizar, nesta sexta-feira (4), pela primeira vez, uma técnica inovadora de cirurgia em coluna, menos invasiva e com menos riscos para os pacientes. O procedimento será realizado pelo neurocirurgião, especialista em cirurgia de coluna da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ, Guilherme Wandeley.

  • Foto: João AlbertHospital Getúlio Vargas (HGV).Hospital Getúlio Vargas (HGV).

O paciente é Natanael Alves da Rocha, 42 anos, que sofre com uma hérnia de disco há anos e que tem prejudicado muito o seu trabalho como porteiro, devido às fortes dores de coluna. “Estou com esperança que vou ficar bom”, falou Natanael, sobre a expectativa da cirurgia que vai ser realizada.

O coordenador da Clínica Ortopédica do HGV, o cirurgião de coluna Wilson Rodrigues, informou que a cirurgia será acompanhada pelos cirurgiões ortopédicos do hospital, como forma de ensinar a utilização da técnica que passará a fazer parte dos procedimentos de coluna no hospital.

Wilson Rodrigues explicou que esta nova técnica difere das técnicas tradicionais de acesso à coluna vertebral, principalmente às regiões lombares e torácicas. "Dentro das doenças que podem receber tratamento por este procedimento estão, entre outras, a escoliose, hérnia de disco e a espondilolistese. Por meio de uma incisão de mais ou menos cinco centímetros ao corpo do paciente, tubos dilatadores são progressivamente colocados até a coluna, não interferindo nos músculos de trás da coluna".

Facebook
Veja também