Viagora

Número de inadimplentes bate recorde e chega a 61 milhões

Segundo os economistas da Serasa, o desemprego e a recessão econômica são os principais motivos para os altos índices de inadimplência no país.

O número de consumidores inadimplentes atinge maior número da série histórica desde 2012, correspondendo a 61 milhões de pessoas, conforme o Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor. Somente no mês de maio, 900 mil pessoas ingressaram no cadastro de inadimplência.

Segundo os economistas da Serasa, o desemprego e a recessão econômica são os principais motivos para os altos índices de inadimplência no país. Em maio do ano passado, eram 59,5 milhões de pessoas na lista.

O ingresso e a manutenção do nome nos cadastros de proteção, não só prejudica a saúde financeiras das pessoas, mas também contribui para baixar o score de crédito do consumidor. Os pontos do Serasa Score são resultantes do relacionamento do consumidor com o mercado e vão de zero a 1.000. Cada pessoa é pontuada conforme a análise de fatores como pagamentos de contas em dia, histórico de dívidas negativadas, relacionamento financeiro com empresas entre outros. Quanto mais baixo o score, maiores difícil é o cidadão honrar seus compromissos financeiros ou ter acesso facilitado ao crédito.

Ao deixar a lista de inadimplentes, o consumidor começa a melhorar sua pontuação, conquistando uma reputação melhor junto ao mercado de crédito. “Vale lembrar que cada caso é um caso: a elevação ou decréscimo do score após entrada ou saída da lista de inadimplentes dependerá de uma série de fatores, como valor da dívida, quantidade de parcelas em atraso e quanto tempo aquele CPF permaneceu na lista de inadimplência”, explicou Carolina Aragão, diretora do SerasaConsumidor.

Pagar as contas em dia, manter os dados cadastrais atualizados e abrir o Cadastro Positivo também ajudam a elevar a pontuação. Acessar o Serasa Score também é uma maneira de fazer o controle do “currículo financeiro”, acompanhando o que o mercado está vendo sobre você. “Entender sua pontuação e o impacto que ela pode causar em seus objetivos de consumo contribuem para a organização de suas finanças”, diz Carolina.

Como ficar fora da inadimplência: 

- Consulte o site do Serasa Consumidor e verifique se você está negativado.

- Caso sua opção seja buscar crédito no mercado, verifique antes seu Serasa Score para ter um indicativo de quais são suas chances de conseguir um financiamento

- Consulte o serviço Limpa Nome Online, do SerasaConsumidor, e veja qual a proposta do credor para sua dívida atrasada.

- Renegocie as dívidas de maneira que as novas parcelas da renegociação caibam no bolso e, somadas aos débitos já existentes (desconsiderando o imobiliário), não ultrapassem 20% da renda mensal.

- Prepare-se antes de renegociar: coloque na ponta do lápis todas as despesas fixas e as contas já assumidas ou previstas. Assim, é possível saber o quanto está disponível para pagar a nova dívida que será renegociada, escolhendo quais as condições e formas de pagamento que melhor se encaixam no orçamento.

- O consumidor inadimplente com direito ao resgate do FGTS deve utilizar ao menos parte do valor recebido para quitar dívidas pendentes.

- Use o crédito mais barato para pagar dívidas mais caras: um crédito consignado poderá ser a saída para as parcelas atrasadas do cartão de crédito ou do cheque especial, por exemplo.

- Para ajudar a população, o SerasaConsumidor disponibiliza gratuitamente em seu site o e-book Como se preparar para a negociação de dívidas, com uma série de dicas para fazer uma boa negociação e limpar o nome.

Facebook
Veja também