Viagora

OAB define parceria para implantar INSS digital no Piauí

A disponibilização do serviço deve ocorrer após a assinatura do convênio de cooperação técnica.

Nessa quarta-feira (4), Ordem dos Advogados do Brasil no Piauí se reuniu com o chefe executivo do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Piauí, Ney Ferraz Júnior, para definir parceria de implementação do programa INSS Digital, que tem o intuito de garantir o atendimento mais rápido e facilitar a atuação dos advogados piauienses.

A disponibilização do serviço deve ocorrer após a assinatura do convênio de cooperação técnica, ainda este mês, em um evento que vai acontecer no auditório da OAB-PI, com a presença do presidente do INSS, Leonardo Gadelha.

  • Foto: Ascom/OAB-PIReunião da OAB com o INSSReunião da OAB com o INSS

O acordo pretende promover maior celeridade e eficiência dos atendimentos no INSS. "Isso vai dispensar a obrigatoriedade da presença do advogado nas agências da Previdência Social, em muitos casos. O fluxo de pessoas na APS será menor e vai poupar tempo do advogado", explicou Ney Ferraz.

Já, Chico Lucas, presidente da OAB-PI, explicou os pontos positivos da iniciativa. “Este projeto facilitará as condições de trabalho para o advogado e, consequentemente, para todo segurado que necessite dos serviços prestados pelo INSS. Ao formalizar o acordo todos os processos que o advogado tinha que ir até a agência não necessitará mais de deslocamento físico. Favorecer o acesso aos serviços é dar reconhecimento dos direitos dos cidadãos”, disse.

O INSS Digital dispensa o cidadão de comparecer a uma agência para requerer benefícios. O programa permite que advogados piauienses tenham acesso aos processos administrativos via internet. O novo modelo transforma a tramitação de processos em papel para o modo digital, tornando mais ágil a análise dos requerimentos, com distribuição dos processos de forma eletrônica de uma unidade para outra.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

OAB-PI

Chico Lucas

Facebook
Veja também