Viagora

OAB realiza protesto contra conduta do delegado Anchieta Pontes

O magistrado teria agredido e ameaçado os advogados Leonardo e Renato Queiroz.

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí está organizando um Ato de Desagravo Público em Favor dos advogados Leonardo Queiróz e Renato Queiróz. O evento ocorrerá às 09 horas do dia 18 de outubro (quarta-feira), em frente à Central de Flagrantes de Teresina.

A ação é realizada para recompor a moral do advogado ofendido no exercício profissional e chamar a classe para se unir contra a violação de suas prerrogativas. O ponto central do manifesto é uma discussão entre o delegado Anchieta Pontes e o advogado.

  • Foto: Isabela de Meneses/ViagoraPresidente da OAB-PI Chico LucasO Presidente da OAB-PI, Chico Lucas.

Segundo a Ordem, os advogados acompanhavam o depoimento de uma cliente, quanto foram impedidos pelo delegado de polícia, que chegou a e agredi-los e sacar uma arma contra Leonardo Queiroz.

“Não podemos permitir que tais práticas se perpetuem. A Ordem sempre estará vigilante no combate às violações das prerrogativas dos advogados”, declarou A presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas do Advogado (CDPA), Roberta Oliveira, que convoca a classe advocatícia para manifestar apoio aos advogados.

Entenda o caso

O entrave entre a OAB e o delegado começou em 28 de agosto, onde os advogados Leonardo Queiroz e Renato Queiroz se desentenderam com o delegado de Plantão Anchieta Pontes, na Central de Flagrantes de Teresina.

O delegado afirmou que houve desacato, ao passo que os advogados alegaram abuso de autoridade. Em um vídeo divulgado pelo presidente da Seccional Piauí da OAB, Chico Lucas, é possível observar Leonardo Queiroz sendo empurrado por Anchieta Pontes, que chega a sacar sua arma.

A OAB-PI pediu o afastamento do delegado, enquanto que o Sindicato dos Delegados declarou que pediu uma apuração da conduta dos advogados pelo Conselho de Ética da Ordem dos Advogados.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

OAB-PI

Facebook
Veja também