Viagora

Operação cumpre 14 mandados por fraude em concurso de Bom Princípio

As investigações também encontraram evidências de que a empresa responsável pelo certame não apresentava capacidade operacional para sua realização.

Na manhã desta quinta-feira (14), a Controladoria Geral da União no Piauí junto com o Ministério da Transparência está realizando a Operação “Bons Princípios”, que apura fraudes realizadas em concurso público promovido pela Prefeitura Municipal de Bom Princípio este ano. Como também desvios de recursos para pagar empresa de fachada contratada para realização do seletivo.

De acordo com a CGU, as investigações mostram que pessoas ligadas ao prefeito Apolinário Moraes e vereadores do município foram aprovadas no concurso e depois nomeadas, com indícios favorecimento. Entre as vagas disponibilizadas no concurso, estão cargos para a área de educação e saúde, com salários custeados com recursos do Fundeb e do Fundo Municipal de Saúde. 

Ao todo estão sendo cumpridos 13 mandados de buscas e apreensões nas cidades de Teresina, Bom Princípio, Parnaíba e Luís Correia. Os alvos das buscas são as residências do prefeito e de cinco vereadores do município de Bom Princípio do Piauí, um oficial da Polícia Militar, além dos proprietários da empresa Água Marinha Consultoria e Projetos LTDA ME.

A operação conta com cerca de 40 pessoas, entre policiais civis, promotores de justiça do Ministério Público e auditores da CGU e do Tribunal de Contas do Estado. A ação é realizada em parceria com a Polícia Civil do Estado do Piauí e o Tribunal de Contas do Estado.

As investigações também encontraram evidências de que a empresa responsável pelo certame não apresentava capacidade operacional para sua realização. A empresa teria sido utilizada como fachada para a realização do concurso público e para a oferta de capacitações em municípios da região norte do estado do Piauí, custeadas com recursos federais, estaduais e municipais. 

Facebook
Veja também