Viagora

Operação investiga se auditor-fiscal recebeu propina da JBS

A Operação Baixa Augusta foi deflagrada pela Polícia Federal nesta segunda-feira (11).

Uma nova operação foi deflagrada nesta segunda-feira (11) pela Polícia Federal em conjunto como a Receita Federal e o Ministério Público Federal para investigar um esquema de pagamento de propina articulado para a liberação de dinheiro à JBS.

  • Foto: Cristina Índio do Brasil/ Agência BrasilPolícia Federal prende duas pessoas em operação

Um total de 14 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em São Paulo, Caraguatatuba, Cotia, Campos do Jordão e Lins durante a Operação Baixo Augusta. De acordo com as provas obtidas através de um acordo de colaboração premiada feito com os executivos da JBS o esquema de pagamento de propina se estendeu durante aproximadamente 13 anos, surgindo em 2004 afim de proporcionar a rápida liberação dos recursos de um auditor do Fisco para a JBS.

As investigações apontaram que o esquema contava com a participação de um empresário, um auditor-fiscal da Receita e também de um advogado que faleceu ano passado. Foram pagos de propina no período entre 2004 e 2017 aproximadamente R$160 milhões por meio de transações realizadas entre firmas de fachada e notas fiscais falsas.

Foram liberados para a JBS cerca de R$2 bilhões em créditos tributários durante o esquema. O afastamento do auditor-fiscal suspeito de participação foi determinado pela Justiça Federal que também pediu o bloqueio de bens de firmas vinculadas e de pessoas beneficiadas pelo esquema.

Facebook
Veja também