Viagora

Parceria entre Prefeitura e Polícia reduz em 70% a criminalidade

Grande parte dessa redução é atribuída aos investimentos feitos pela Prefeitura na área da segurança pública, como a execução do Projeto Guardião.

O município de Batalha, localizado a 143 km de Teresina, comemora uma queda de 70% no índice de violência local. Grande parte dessa redução é atribuída aos investimentos feitos pela Prefeitura na área da segurança pública, como a execução do Projeto Guardião, que monitora em tempo real locais estratégicos da cidade.

O Programa é resultado da parceria entre Prefeitura e Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Segurança. Por meio do Guardião é possível acompanhar, a partir de 15 câmeras digitais, o que acontece em locais onde há grande fluxo de pessoas ou onde estão localizados prédios públicos, áreas comerciais e bancárias. As câmeras possuem recursos para gravação, visão de 180º e capacidade de aproximação (zoom).

"O Programa Guardião tem sido um importante aliado do trabalho da Polícia aqui em Batalha. Em recente arrombamento da agência dos Correios da cidade, inclusive, as câmeras foram fundamentais para o desenrolar das investigações. Certamente, uma ação benéfica para toda a cidade", destaca o sargento da PM Messias Machado.

De acordo com a prefeita de Batalha, Teresinha Lages, os índices de violência diminuíram aproximadamente 70% desde a instalação dos equipamentos, em fevereiro de 2013. "Apesar de a segurança pública ser uma responsabilidade do Estado, a Prefeitura de Batalha tem buscado meios de colaborar com a Polícia Militar. Essa parceria tem sido muito benéfica para os moradores, pois o sistema de monitoramento urbano ajuda tanto no combate à violência como no monitoramento do trânsito", explica a gestora.
Mais conteúdo sobre:

Willame Moraes

Facebook
Veja também