Viagora

Passagem da Tocha Olímpica reúne 7 mil pessoas em Piracuruca

Os condutores levaram a chama olímpica ao longo de toda a Avenida Gervásio até o Complexo Cultural e Turístico da Prainha.

Nesta sexta-feira (10), a Tocha Olímpica passou por Piracuruca. A festa reuniu toda a comunidade, em especial, os alunos da rede municipal de ensino. Os condutores levaram a chama olímpica ao longo de toda a Avenida Gervásio até o Complexo Cultural e Turístico da Prainha.

No percurso de 2,5 km, grupos culturais locais apresentaram os costumes e as tradições de Piracuruca. Na Prainha, a dupla Valdo e Felipe e o trio de forró Xenhenhém completaram a festa.

A organização do evento estima que 7 mil pessoas prestigiaram a passagem da Tocha Olímpica em Piracuruca. Na ocasião, o governador Wellington Dias e o prefeito Raimundo Alves Filho inauguraram o pórtico das Olimpíadas Rio 2016, que foi instalado na Pedra do Olho D"Água, na BR 434, na entrada da cidade no sentido litoral à Teresina.

O prefeito Raimundo Alves Filho (PSD) ressalta a participação de Piracuruca no evento nacional. "É motivo de orgulho para nós, piracuruquenses, receber a passagem da Tocha Olímpica. Piracuruca faz parte da história do Piauí e, por isso, montou uma bonita festa, apresentando a nossa cultura e o nosso povo. Começamos a preparação há um ano, realizando os jogos olímpicos escolares, as Olimpíadas JEPI. Nossas escolas trabalharam o tema através das práticas pedagógicas. A passagem da Tocha Olímpica ficará na memória e na história de todos os piracuruquenses", frisa.

O piracuruquense Fábio Gomes foi o primeiro condutor da Tocha Olímpica e enfatiza o orgulho de poder participar da maior festa do esporte mundial. "Fico muito feliz e honrado em poder participar desse momento e representar a minha cidade e ser um piracuruquense condutor da Tocha Olímpica", afirma.

O professor de capoeira César Sousa levou a Tocha Olímpica nos últimos metros até o ponto de Celebração, na Prainha. "Acredito no esporte como instrumento de mudança e transformação social. Participar desse momento é muito emocionante como capoerista e como piracuruquense", reforça.

Luciano de Sousa Brito, diretor do Comitê da Tocha em Piracuruca, destaca o envolvimento dos piracuruquenses nesse momento marcante para o município. "Elaboramos uma festa onde todos os piracuruquenses pudessem participar desse momento marcante para a história do esporte brasileiro e mundial. Estamos orgulhosos e satisfeitos com o resultado e com o empenho de todos os artistas locais e a participação da população", encerra.
Facebook
Veja também