Viagora

Perfil de Britney Spears no instagram é usado para espalhar vírus

O vírus possui suposta autoria russa e tem como alvo governos seus funcionários.

O perfil do Instagram da Cantora Britney Spears foi utilizado como ferramenta para disseminação de vírus entre seguidores. A empresa de segurança eslovaca Eset realizou a descoberta de um comentário feito por hackers responsáveis pelo crime. De acordo com o analista da empresa Jean Boutin, o malware Turla tem como alvo funcionários do governo. Acredita-se também que o vírus fora suspostamente criado por pessoas ligadas ao governo russo.

  • Foto: Divulgação/InstagramPerfil de Britney Spears no Instagram é utilizado por Hackers para invadir computadores.Perfil de Britney Spears no Instagram é utilizado por Hackers para invadir computadores.

Conforme o portal G1, a companhia afirmou que o comentário feito por hackers do vírus parecia um spam, de início. Mas era um meio de comunicação com computadores previamente infectados. O vírus está ativo desde 2014. A Eset descobriu um hash rastreável (sequência de bits geradas por um algoritmo de dispersão) escondido dentro do comentário, que continha uma série de caracteres.

Essa URL, por sua vez, faria a ligação do usuário ao servidor em que o malware onde se encontra o malware. Para que o link aparecesse para o usuário, seria necessário que seu dispositivo tivesse sido previamente infectado por uma extensão maliciosa do navegador Firefox, ressalva Boutin.

Segundo o especialista, esse tipo de uso das mídias sociais por hackers torna "a vida mais difícil para as empresas de segurança". "Em primeiro lugar, é difícil distinguir o tráfego malicioso para as mídias sociais do tráfego legítimo", afirmou ele. "Em segundo lugar, dá aos hackers maior flexibilidade tanto em realizar ataques quanto a apagar vestígios", concluiu. A Eset disse que informou a Mozilla, responsável pelo Firefox, sobre o problema.

Facebook
Veja também