Viagora

Piauí bate recorde na geração de empregos

Segundo dados do Caged, 966 empregos celetistas foram gerados em fevereiro.

Em fevereiro deste ano, a geração de empregos no Piauí alcançou saldo recorde para o mês. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), no mês passado, 966 empregos celetistas foram gerados, o que equivale ao aumento de 0,34% em relação ao estoque de assalariados com carteira assinada do mês de janeiro.

De acordo com a secretária de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, Larissa Maia, o resultado é proveniente do desempenho de 3 setores. “O crescimento é atribuído principalmente ao setor de Serviços, que gerou um total de 729 empregos, da Construção Civil, que registrou 177 novos postos de trabalho e da Agropecuária, com a geração de 171 empregos”, explica.

Liderando o ranking, o setor de Serviços se destacou também durante todo o ano de 2013, com a geração de 5.552 postos de trabalho. Para a secretária, o que tem contribuído bastante para o crescimento desse setor, é a instalação de empresas de call center no Estado. “Só no final do ano passado duas grandes empresas do ramo iniciaram suas atividades no Piauí e abriram cerca de 4.900 vagas. A tendência é que o setor continue liderando”, diz Larissa Maia.

Na série ajustada, que incorpora as informações declaradas fora do prazo, nos dois primeiros meses do corrente ano houve um acréscimo de 0,31%, o equivalente a 878 postos de trabalho a mais. Já nos últimos 12 meses os dados mostram crescimento de 4,71% no nível de emprego, ou seja, 12.760 novos postos de trabalho.

Ainda na série com ajustes, no ano de 2013 foram gerados 11.551 empregos celetistas, o que representou um crescimento anual de 4,29%. O resultado é superior ao de 2012, que registrou 10.962 postos. Tal comportamento foi proveniente do desempenho positivo principalmente dos setores de Serviços, Comércio, Construção Civil e Indústria de transformação.
Facebook
Veja também