Viagora

Piauí possui mais de 39 mil empresas com indícios de fraude fiscal

A Receita Federal vai bloquear a transmissão da Declaração Mensal PGDAS-D.

A Receita Federal reconheceu 39.501 empresas optantes do Simples Nacional com indícios de fraudes no Piauí considerando as competências (períodos de pagamentos). Estas empresas sofrerão bloqueio na transmissão da Declaração Mensal do Simples Nacional (PGDAS-D). O órgão fiscal também identificou que Estado possui 2.209 inscrições que cometeram o crime.

Segundo a Receita, muitas empresas declararam no PGDAS-D campos como “imunidade”, “isenção/redução-cesta básica” ou ainda “lançamento de ofício”. Essa ação reduz o valor dos impostos a serem pagos, de forma indevida.

  • Foto: Pillar Pedreira/Agência SenadoReceita FederalReceita Federal indentifica quase 40  mil empresas com indde fraudes

Assim, a empresa que cair na malha fina deverá, para evitar punições futuras, retificar as declarações anteriores, gerar e pagar o DAS complementar, antes de transmitir a declaração do mês, realizando assim, autorregularização. Caso não cumpra o procedimento, a empresa está sujeita a exclusão do regime.

O PGDAS-D é um aplicativo no Portal do Simples Nacional cujo a função é efetuar o cálculo dos tributos devidos mensalmente na forma do Simples Nacional para o contribuinte, além de imprimir o documento de arrecadação (DAS) e apontar as de declarações a serem retificadas.

Mais conteúdo sobre:

Receita Federal

Facebook
Veja também