Viagora

Pré-candidatos a Conselheiros Tutelares participam de seminário de capacitação

Cerca de 80 candidatos efetivaram a inscrição para disputar vaga nos Conselhos Tutelares de Teresina.

Iniciou na terça-feira (16), e teve continuidade nessa quarta-feira (17), mais uma etapa do processo seletivo e eleição para escolha de Conselheiros Tutelares do município de Teresina. Dessa vez, os pré-candidatos participaram do Seminário de Capacitação que foi realizado no auditório da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social (SEMTCAS).

No primeiro dia, os pré-candidatos participaram de uma palestra, tendo como tema central: "Conhecendo a legislação – Constituição Federal de 1988 e Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)", tendo como expositora, a Advogada e Gerente de Gestão do SUAS da Semtcas, Rosilene Marques. Em um segundo momento, o tema central foi: "A Política de Assistência Social na perspectiva do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e a Rede de Atenção a Criança e ao Adolescente em Teresina", proferida pela Assistente Social e Chefe de Divisão de Rede Socioassistencial da Semtcas, Selene Lima.

No segundo dia, forma discutidos temas como: Conselho Tutelar- funcionamento, significado e atribuições, procedimentos, ações, encaminhamentos, perfil e a atuação do conselheiro tutelar na defesa dos direitos da criança e do adolescente, intermediada pelo representante do Ministério Público, José Claudeir Batista. A segunda discussão do dia teve como tema: A família e a questão social- um olhar sobre as violações de direitos de crianças e adolescentes: trabalho infantil, situação de rua, abuso e exploração sexual, violência intra e extrafamiliar, e teve como expositora a Assistente Social e Coordenadora do Programa ACESSUAS Trabalho da Semtcas, Lucélia Silva.

"Esse é um momento positivo para nós candidatos a conselheiros tutelares, é um momento de estímulo, além de ser mais uma forma de adquirirmos conhecimentos variados, e nos prepararmos para a próxima etapa, que é a avaliação objetiva e o desenvolvimento de uma redação," afirma o candidato a Conselheiro Tutelar de Teresina, Djan Moreira.

Cerca de 80 candidatos efetivaram a inscrição para disputar vaga nos Conselhos Tutelares de Teresina. As inscrições aconteceram entre os dias 12 e 22 de maio. Ao todo, serão ofertadas 20 vagas para efetivos e 20 vagas para suplentes.

As eleições acontecem no dia 4 de outubro desse ano, já em setembro, os candidatos aptos a participarem da eleição começam as campanhas para captação de votos. Os membros serão escolhidos mediante voto, direto, secreto e facultativo dos eleitores do município. A posse dos eleitos e seus respectivos suplentes ocorrerão em 10 de janeiro de 2016, estes exercerão a função até o ano de 2019.
Facebook
Veja também