Viagora

Preços de frutas nas Ceasas continuam em queda

A baixa nos preços ocorreu devido à grande produção.

O 6º Boletim Prohort de Comercialização de Hortigranjeiros nas Ceasas, divulgado na terça-feira (20), informou que os preços da laranja, maçã, banana, mamão e melancia continuaram em queda nos mercados atacadistas do Brasil em maio.

Devido à grande produção de mamão no Estado do Espírito Santo e no sul da Bahia, o preço do produto baixou em todas as Ceasas, e serviu para o abastecimento do mercado interno e exportação de parte da safra. A laranja e a maçã, já apresentavam preços baixos e devido a intensificação da colheita, os preços caíram 22% e 23% nas Ceasas de Belo Horizonte e Goiânia. Devido ao início da safra da melancia em Goiás, o preço da fruta que era alto teve baixa.

  • Foto: DivulgaçãoPlantação de mamãoPlantação de mamão

Já as hortaliças em geral, não tiveram aumento de preço, somente a batata e a cebola que ficaram mais caras em alguns Estados. O preço do alface, tomate e a cenoura apresentaram queda na maioria das Ceasas.

Outras hortaliças também apresentaram recuo geral nos preços, como agrião (-20%), beterraba (-19%) e abobrinha (-18%). A tendência de queda seguiu também em frutas regionais, como atemoia (-19%), tangerina (-16%), goiaba e limão (-14%).

O levantamento é feito mensalmente pela Conab, por meio do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort).

Facebook
Veja também