Viagora

Prédios são liberados pelo Corpo de Bombeiros do Piauí após tremor

O major Veloso afirmou que, felizmente, a intensidade do abalo sísmico não foi suficiente para comprometer sequer as estruturas das construções mais precárias.

O Corpo de Bombeiros do Estado do Piauí, através do major Veloso, afirmou ao GP1 na manhã desta quarta-feira (04), que todos os prédios onde foram realizados vistorias de segurança por conta do tremor de terra que aconteceu ontem (03), atingindo cidades do Piauí e Maranhão, entre elas, Teresina, já foram liberados. Algumas edificações tiveram de ser evacuadas, com atividades suspensas, por conta do abalo sísmico registrado em Vargem Grande (MA), com magnitude 4.6 na escala Richter.

“Todos as edificações onde fizemos vistorias [cerca de 20 prédios] que haviam sido evacuados, não sofreram nenhum problema estrutural, e por isso, foram liberados. Felizmente, a intensidade do tremor não foi suficiente para comprometer sequer as estruturas das construções mais precárias. Só para ter uma ideia, não recebemos um chamado de desabamento ou desmoronamento”, destacou o Major Veloso.
Imagem: Lucas DiasMajor Veloso(Imagem:Lucas Dias)Major Veloso 
Ainda segundo o major, a ocasião foi “útil” para testar a população. “Essa evacuação de prédios até foi útil porque pudemos avaliar como as pessoas se comportam em uma situação de desespero. Em casos como esse ou até mesmo um incêndio ou operação policial, as pessoas podem entrar em pânico, mas felizmente, se comportaram muito bem. O elevador por exemplo, é proibido usar num caso de terremoto, porque ele simplesmente trava, e as pessoas assim não fizeram”, complementou.

Conforme o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), um dia após a primeira ocorrência, mais oito ‘abalos sísmicos’ foram registrados no Nordeste, com magnitude abaixo de 3.0 na escala Richter, registrados pela estação localizada em Rosário (MA).
Facebook
Veja também