Viagora

Prefeito Chico Carvalho é denunciado por nepotismo e improbidade

Denúncia aponta também irregularidades em cargos ocupados sem concurso público. Alunos do município também estariam sendo transportados em 'pau de arara'.

O Tribunal de Contas do Piauí (TCE) recebeu uma denúncia anônima que acusa o atual prefeito de Massapê do Piauí, Chico Carvalho (PP), de nepotismo e improbidade administrativa. Segundo denúncia, o prefeito teria utilizado do poder para nomear familiares e permitir que secretários e vereadores também o fizessem.

De acordo com a denúncia, o prefeito Chico Carvalho teria nomeado o primo Ancivaldo de Carvalho Costa para a Secretaria Municipal de Agricultura, e o sobrinho Reinaldo de Carvalho Costa para a Secretaria Municipal de Fazenda.

O denunciante aponta ainda que o nomeado para a Assessoria de Relações Institucionais do município, Francisco Ciriaco de Lima Santos, estaria recebendo salário sem prestar os devidos serviços à Prefeitura.

  • Foto: Facebook/Chico CarvalhoPrefeito Chico CarvalhoPrefeito Chico Carvalho

Lucileide de Carvalho Veloso Costa, esposa do vereador Rivaldo de Carvalho Costa, teria sido nomeada como secretária Municipal de Gestão e Planejamento. De acordo com o denunciante, o vereador é sobrinho do prefeito Chico Carvalho.

Além das alegações já citadas acima, o denunciante apontou ainda possíveis irregularidades em cargos dados a pessoas ligadas a vereadores da cidade. O prefeito Chico Carvalho é acusado ainda de improbidade administrativa, por manter funcionários que não foram aprovados por concurso público na prefeitura da cidade.

A denúncia cita também o fechamento de postos de saúde de duas localidades da zona rural de Massapê, e que alunos do município estariam sendo transportados em carros ‘pau de arara’. Ainda dentre as acusações, foi apontado descaso com máquinas e tratores, que já estariam quebrados há cerca de três anos e parados em uma garagem alugada pela Prefeitura.

  • Foto: ReproduçãoFoto anexada à denúncia mostra alunos sendo transportados em pau de araraFoto anexada à denúncia mostra alunos sendo transportados em pau de arara

O denunciante pediu que os auditores do TCE fossem pessoalmente até a cidade para averiguar as denúncias, e que as alegações fossem repassadas ao Ministério Público Estadual e Federal, para que também investigue as supostas irregularidades.

A denúncia foi feita formalmente no dia 22 de maio, e encaminhada para o Gabinete do Conselheiro Luciano Nunes nessa quarta-feira (31).

Outro lado

O Viagora tentou conversar com o prefeito por telefone, nessa quinta-feira (01), mas as ligações não foram atendidas. O espaço está aberto para esclarecimentos.

Facebook
Veja também