Viagora

Prefeito Firmino Filho doa sangue para reforçar estoque do Hemopi

O prefeito destacou que esse é um gesto de cidadania que pode salvar muitas vidas

Nesta sexta-feira, o prefeito Firmino Filho amanheceu o dia exercendo cidadania. Junto com um grupo de vereadores da capital, ele foi ao Hemopi para fazer doação de sangue e reforçar os estoques do Hemocentro do Piauí para o período do carnaval.

O prefeito explicou que já é cadastrado como doador de sangue há cerca de quatro anos, desde quando era presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS). “É um exercício de cidadania. Esse período diminui consideravelmente o número de doadores no Hemopi. Estamos nos aproximando do carnaval e é importante que a nossa rede de saúde esteja preparada para atender essa demanda, que infelizmente amplia consideravelmente. O nosso gesto é simbólico e esperamos que mais pessoas possam vir aqui e doar também”, comentou.

Firmino Filho ressaltou que doar sangue é um ato de solidariedade e que é uma atitude aparentemente simples, mas que pode salvar muitas vidas. O diretor do Hemopi, Jurandir Martins, elogiou a iniciativa do prefeito e dos vereadores e destacou que o gesto é um incentivador para que outras pessoas possam buscar o Hemocentro para fazer a sua doação. “Temos cerca de 200 mil doadores cadastrados, mas a média de doação mensal é de 150 bolsas. Nesse período, entretanto, cai consideravelmente o número de doadores porque é férias e muita gente não vem. É um período crítico que requer um número maior de doações por conta da proximidade com o carnaval e precisamos manter nossos estoques abastecidos. Semana passada, um hospital cancelou algumas cirurgias eletivas por falta de estoque, então, é importante que as pessoas possam se sensibilizar e vir doar”, destacou ele.

Para ser um doador de sangue é muito simples. Basta que a pessoa tenha entre 16 e 69 anos (menor de 18 anos apresentar Termo de Consentimento assinado pelo responsável legal), pesar mais de 50 kg, estar saudável e alimentado, apresentar documento oficial com foto. No caso dos homens, a doação pode ser feita a cada 2 meses e no máximo 4 doações em 12 meses. Já as mulheres podem doar a cada 3 meses e no máximo 3 vezes em 12 meses.

Só não pode doar sangue quem teve hepatite após os 11 anos de idade, mulheres grávidas ou amamentando, cujo leite materno seja o único alimento da criança, quem passou por cirurgia cardíaca, quem teve câncer, quem teve relações sexuais com múltiplos parceiros nos últimos 12 meses, usuários de drogas, pessoas com HIV, hepatite, sífilis e doença de chagas. Antes de doar é importante dormir bem na noite anterior à doação, não ingerir bebida alcoólica nas últimas 12 horas antes da doação, alimentar-se bem, evitando alimento gorduroso e aguardar 2 horas após o almoço, para doar. Além disso, o doador não pode fumar 2 horas antes e 2 depois da doação e procurar ficar tranqüilo e relaxar.

O Hemopi funciona de segunda a Sábado, das 7:00 às 18:00 horas e fica localizado na Rua 1º de maio, 235/sul. O telefone para maiores informações são (86) 3221-4989/3221-8319/ 0800 285-4989.
Mais conteúdo sobre:

Firmino Filho

Facebook
Veja também